Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de "Comportamento Organizacional"	
1 - Ao analisarmos o conceito e a dimensão do comportamento organizacional, desta forma todas as alternativas abaixo são verdadeiras, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	A análise do comportamento organizacional foi concebido na década de 60 por pesquisadores americanos como disciplina emergente e quase independente.
B) 	É um estudo de cunho interdisciplinar, que se apoia em outras ciências já estabelecidas como: Psicologia, Antropologia, Sociologia, Ciências Políticas, dentre outras.
C) 	O comportamento organizacional é um campo de estudo sobre os indivíduos e os grupos, e sua interação dentro da estrutura e contexto organizacional, e tem por objetivo promover a melhoria e eficácia do negócio.
D) 	Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura, cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional.
2 - O desenvolvimento do grupo é um processo contínuo e dinâmico, sendo que o grupo nunca alcança a completa estabilidade. Normalmente os grupos passam por um padrão sequencial de 5 estágios, assinale a alternativa ERRADA: (Valor: 1)
A) 	A interrupção ocorre em grupos permanentes, que tem uma atividade ilimitada, finita. Nesta fase, o grupo se prepara para a ruptura, quando o grupo deixará de existir.
B) 	A formação é o estágio inicial da formação e construção de um grupo. Em um primeiro momento as pessoas integram o grupo devido a sua atribuição ou trabalho, posteriormente é a tarefa que vai definir os propósitos do grupo, sua estrutura e liderança.
C) 	No estágio posterior, a tormenta, surge o conflito intergrupal. Os componentes do grupo aceitam a sua existência, mas resistem ao controle que é imposta à sua individualidade, se estendendo para quem controla o grupo.
D) 	Na normalização, desenvolve-se um estreito relacionamento e o grupo se torna coeso gradativamente. Desenvolve-se a identidade grupal e o companheirismo aflora.
3 - A evolução histórica do conceito de liderança, permite a compreensão da complexidade do tema e das muitas variáveis independentes e intervenientes, demonstrando a amplitude do tema. Assinale a alternativa errada, no que se refere à liderança. (Valor: 1)
A) 	A definição de liderança varia de autor para autor, de acordo com o enfoque ou a linha de pensamento desenvolvida pelo mesmo, referindo-se em princípio à capacidade de comandar, espírito de chefia ou ainda como forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos.
B) 	As definições do conceito de liderança normalmente se restringe ao papel em exercício ou ao cargo que determinam a liderança.
C) 	O papel do líder não é o de condução e controle de um grupo, mas sim o de orientação e supervisão, propiciando ao seu colaborador a possibilidade de crescimento e aprimoramento contínuo na busca da autonomia para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, estabelecendo um vínculo de comprometimento entre as partes.
D) 	A essência da liderança não se traduz apenas por um conjunto de habilidades pessoais ou uma relação de comportamentos e atividades que possam ser previstas na enunciação do comportamento por meio de regras. A sua arte compreende o desenvolvimento de competências essencial que reflitam uma conduta ética e justa.
4 - O trabalho existe desde que existe o homem, trabalho não é mercadoria, forma universal assumida com o capitalismo, é potencial de troca. Com base nesta afirmação podemos afirmar, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	O trabalho é uma relação que se estabelece entre o homem e uma organização, quando em negociação se institui a troca de um conhecimento ou habilidade por um valor estabelecido a partir do poder de entrega e valor agregado.
B) 	Na sociedade do conhecimento quanto maior o capital intelectual, tanto maior será o poder de barganha, no que se refere ao valor apropriado e devido como remuneração pela contribuição e agregação de valor aos resultados do negócio.
C) 	A concepção sobre o trabalho se apresenta invariável, independentemente das formas de organização social do homem.
D) 	O trabalho pode ser considerado o processo entre a natureza e o homem, através do qual este realiza, regula e controla, mediante sua própria ação, o intercâmbio de matérias com a natureza.
5 - Alguns são os elementos da cultura, e estes permitem decodificá-la, assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	Os valores e crenças compartilhados constituem um importante elo de ligação entre os objetivos empresariais e objetivos individuais, comunicando ao mundo exterior o que se pode esperar da empresa.
B) 	A definição dos valores traduz para termos concretos o que representa sucesso ou outros conceitos que se queira difundir, delineando e determinando os padrões que a organização almeja.
C) 	Desvendar a cultura organizacional permite compreendê-la, mas não permite intervir e resolver problemas de integração interna e questões relativas à adaptação ao ambiente externo.
D) 	As estórias servem como mapas que descrevem como as coisas devem ser feitas por um determinado grupo, contemplando principalmente os ingressantes, dando-lhes uma ideia dos contornos organizacionais, para que através do limite este possa atuar com segurança.
6 - Com relação ao estudo sobre o indivíduo podemos afirmar, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	Devemos negar a reflexibilidade do ser humano, e considerá-lo apenas a partir dos seus reflexos condicionados.
B) 	O indivíduo é um ser ao mesmo tempo genérico e singular, pois acima da diversidade das disciplinas que o estudam é uno, é único enquanto espécie.
C) 	Um dos traços característicos da espécie e de todo ser humano é pensar e agir, sendo um ser ativo e reflexivo
D) 	Toda pessoa tem assim ao mesmo tempo o genérico e o específico.
7 - A motivação é um tema abrangente e polêmico. Assinale a alternativa INCORRETO: (Valor: 1)
A) 	As pessoas agem e reagem de forma diferente, porque são únicas, exclusivas e singulares, sendo que sua formação se dá a partir da integração dos dados bio-psicológicos herdados e o meio, que se constitui das condições ambientais, sociais e culturais nas quais o indivíduo se desenvolve.
B) 	Não existe previsibilidade no comportamento humano e, portanto, não se pode esperar um padrão de respostas a um dado conjunto de estímulos.
C) 	As necessidades humanas não são a consequência direta nem da satisfação e nem da contra-satisfação, mas sim da natureza intrínseca da pessoa.
D) 	Fatores de motivação não são os energizadores do comportamento, mas são os reais determinantes da direção do comportamento.
8 - Nas relações interpessoais é fundamental compreender a alteridade, que significa o caráter do que é outro, a diversidade, a diferença. Marque a afirmativa FALSA: (Valor: 1)
A) 	Alteridade é a capacidade de apreender o outro na plenitude de sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença.
B) 	Quanto mais alteridade existir nas relações interpessoais, maior a tendência a ocorrência de conflitos.
C) 	Entender e aceitar as pessoas como elas são; valorizar o homem por seus dons e pela sua diversidade é o princípio para a interação.
D) 	Importante lembrar que o direito de um termina quando inicia o direito do outro. Quando mais se preserva o respeito ao próximo nas relações de grupo, mais se minimiza a probabilidade de problemas interpessoais.
9 - Com relação ao histórico e evolução do estudo do comportamento organizacional, podemos afirmar, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	A evolução do mundo e do mercado promoveram várias transformações nas formas administrativas, na tentativa de adaptá-las aos novos tempos e demandas.
B) 	As organizações são formadas por pessoas, que por sua vez formam os grupos que compõem a empresa.
C) 	Compreender o movimento e as mudanças que refletem no comportamento organizacional é vital para que se possa intervir deforma inteligente em suas ações.
D) 	Uma empresa se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, não sendo relevante os dados intangíveis.
10 -O estudo do comportamento organizacional pode contribuir para o desenvolvimento organizacional. Assinale a alternativa FALSA: (Valor: 1)
A) 	Compreender o ambiente organizacional é fundamental para a sobrevivência, crescimento e perpetuação empresarial, sendo necessária uma gestão atenta aos dados e informações objetivos, tangíveis e observáveis, mas que também se interesse pela compreensão dos aspectos subjetivos e intangíveis.
B) 	O comportamento organizacional é composto pelo estudo dos indivíduos e grupos da organização.
C) 	O comportamento organizacional só pode ser analisado de forma quantitativa.
D) 	Reconhecer e considerar o comportamento organizacional como um fenômeno real, é o primeiro passo para compreender a dinâmica da empresa, estabelecendo um diagnóstico para a ação.

Continue navegando