Buscar

TRABALHO DE RENDA FIXA 1

Prévia do material em texto

TÍTULOS PÚBLICOS E PRIVADOS
RENDA FIXA
Professor: Luiz Henrique Mourão Machado
Bruna Santos Sousa | RA: 00264124
Giovanna Cledja de Freitas | RA: 00334993
Lucas Ribeiro da Silva | RA: 00249672
São Paulo 
2021
Sumário
1	INTRODUÇÃO	3
2 TÍTULOS PÚBLICOS	4
3. RENDA FIXA	4
4 TESOURO DIRETO	4
5. TAXAS E IMPOSTOS	5
6. TÍTULOS PRIVADOS 	6
7 CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB) E RECIBO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (RDB)	.6
8. DIFERENÇA ENTRE CDB E RDB.....................................	......6
9. DEBÊNTURES.......................................................................................................	..7 
10 FUNDOS DE INVESTIMENTOS....................................................	...................7
11. ESTRUTURA DE UM FUNDO............................................... .................................	8
12. FUNDO DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA (RS)..	9
13. VANTAGENS .	10
14. DESVANTAGENS.	11
15 CONCLUSÃO .	12
16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.	13
1. INTRODUÇÃO
 Existe uma variedade de investimentos com inúmeras atribuições, um deles é o de renda fixa que tem como característica ser de baixo risco, onde pessoas físicas ou jurídicas podem investir, procurado na maioria das vezes por pessoas que estão iniciando no mercado financeiro ou construindo reserva de emergência pelo fato oferecer mais segurança. 
2. TÍTULOS PÚBLICOS
 Os títulos públicos é um meio de captação de dinheiro que o governo possui através de emissão de títulos de crédito, onde o investidor empresta dinheiro para o governo e o mesmo devolve com um acréscimo de remuneração.
3. RENDA FIXA
 É uma alternativa de investimento, considerado seguro e de baixo custo por ter uma rentabilidade previsível tendo como características títulos com data de vencimento, ser um empréstimo para o emissor e ter remuneração através de taxa ou índices.
4. TESOURO DIRETO
 Plataforma criada pelo governo para vender títulos da dívida pública federal para pessoas física. Criada em 2002 pelo Tesouro Nacional e a Bolsa de Valores visa facilitar o acesso dos investidores, dentro da plataforma é possível simular e compra títulos.
 Para investir é necessário abrir uma conta em uma corretora, no mercado financeiro as corretoras são denominadas como agente de custódia no qual são empresas autorizadas a guardar investimentos em nome de um terceiro, onde os mesmos registram as operações de compra e venda de títulos e guardam esses títulos para seus clientes.
Existem 5 variedades de títulos a venda no Tesouro Direto /que são:
· LFT (Letra Financeira do Tesouro) – Tesouro Selic: Tem como característica ser pós fixado onde rendimento é atrelado a taxa Selic. Nesse caso, o investidor sabe que seu dinheiro vai render conforme a esse fator específico, mas não sabe exatamente quanto porque esse indicador tem suas flutuações.
· LTN (Letra do Tesouro Nacional) – Tesouro Pré Fixado: Tem como característica o investidor ter conhecimento da taxa no momento da contratação, contendo data de vencimento e por esse motivo a taxa de rendimento ao ano, ou seja, se o título for de longo prazo e o dinheiro ficar aplicado por mais tempo, maior será sua taxa de rendimento ao ano.
· NTN- F (Nota do Tesouro Nacional – Série F) - Tesouro Pré fixado / Com Juros Semestrais: Funciona do mesmo modo que o Tesouro Pré Fixado, porém, os rendimentos são recebidos semestralmente.
· NTN-B (Nota do Tesouro Nacional – Série B Principal) Tesouro IPCA+: Tem como atributo ser prefixado e é atreladoa duas taxas para os rendimentos que são IPCA e juros pré estabelecido no momento da compra. O pagamento é feito no vencimento do título, com todo o acumulado dos dois rendimentos. 
· NTN-B (Nota do Tesouro Nacional – Série B Principal) Tesouro IPCA + Com Juros Semestrais: Tem o mesmo parâmetro que o Tesouro IPCA +, porém os rendimentos são recebidos semestralmente. 
5. TAXAS E IMPOSTOS
· Taxa de custódia
 Uma taxa bem singela, de 0,30% ao ano, cobrada pela B3 para financiar a guarda do título e dos dados de quem está investindo.
· IOF (Imposto Operações Financeiras)
 Esse é o Imposto sobre Operações Financeiras. Ele incide sobre as aplicações nos primeiros 30 dias e é solicitado caso o resgate ocorra nesse período, a incidência varia de 96% a 3%.
· Imposto de Renda (Imposto de Renda Retido na Fonte)
 É cobrado de forma regressiva, isso significa que, quanto mais tempo deixar o seu dinheiro investido, menor será a alíquota cobrada.
· Até 180 dias 22,5%;
· Entre 181 dias e 360 dias 20,0%
· Entre 361 dias e 720 dias 17,5% 
· 721 dias ou mais 15,0%
(BANKING AND TRADING GROUP, 1983 - 2021) 
6. TÍTULOS PRIVADOS
 Os títulos privados tem como característica ser emitidos por instituições privadas como bancos e intuições financeiras. Assim como títulos públicos tem como objetivo captação de dinheiro onde o investidor empresta dinheiro em troca de rentabilidade, porém instituições privadas emitem esses títulos.
7. CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB) E RECIBO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (RDB)
 Ambos é uma forma do investidor emprestar dinheiro para o banco, por um determinado tempo e receber juros por esse empréstimo, também conhecido como contrato de renda fixa, pois o cliente já sabe ou tem um parâmetro de quanto vai receber com aquele título.
 Esses títulos são emitidos por bancos comerciais, múltiplos, de investimento ou de desenvolvimento e tem como clientes pessoas físicas e jurídica.
 Existem várias maneiras de contratação e negociação onde alguns fatores que influenciam essa modalidade que são:
· Duração: Qual a duração da aplicação financeira;
· Pré Fixado: No momento em que o investidor faz a aplicação ele sabe o rendimento que esse título terá.
· Pós Fixado: O rendimento é baseado por uma taxa de juros definida no momento da aplicação e também estará ligado a algum índice. Onde o prazo varia de 1 dia a 12 meses dependendo do tipo de negociação.
8. DIFERENÇA ENTRE O CDB E RDB
 A principal diferença entre os dois títulos mencionados é que o CDB pode ser negociado pelo investidor antes do vencimento, enquanto o RDB é intransferível.Sendo assim, quem adquire um Recibo de Depósito Bancário deve ficar com a aplicação até o final do prazo acordado com a instituição emissora para poder receber a rentabilidade combinada.
· LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
Título emitidos por bancos para financiamento de crédito para produtores rurais e fomentar atividades do agronegócio.
· LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
Títulos emitidos por bancos para financiamento de crédito imobiliários. 
Rentabilidade
 A rentabilidade desses títulos é previamente estipulada e definida em contrato oferecido pela instituição financeira, podem ser pré ou pós fixados e indexados na maioria das vezes pelo CDI e possuem garantia pelo FGC.
9. DEBÊNTURES 
 São ativos de dívidas de empresas que oferecem direito de crédito. 
O rendimento pode ser prefixado, pós-fixados ou híbridos,no qual rendimentos, taxas, vencimentos e garantias dependem do papel especifico e requer atenção antes da aplicação, também não tem garantia do FGC, por ser um investimento de risco maior consequentemente possui rentabilidade mais elevada comprado a outros títulos de renda fixa.
10. FUNDOS DE INVESTIMENTOS 
 Conforme a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), os fundos são constituídos pela união em regime de condômino, ou seja, recursos captados de diversas pessoas físicas ou jurídicas com objetivo de fazer-se uma aplicação coletiva, com esses recursos são comprados títulos que por sua vez são repartidos na proporção entre seus investidores, logo os ganhos obtidos pelas aplicações são repassados de maneira proporcional ao depositado por cada um. 
 “Os fundos permitem que os pequenos investidores tenham acesso a melhores condições de mercado, menores custos e contem com administração profissional. Além disso,tornam possível a diversificação dos investi mentos através da aplicação em suas diferentes classes, visando diluir o risco e aumentar o potencial de retorno”
(Fonseca et al, 2017)
 A soma dos recursos capitados dá origem ao que chamamos de “Patrimônio do fundo”, que por sua vez é são administrados por profissionais especializados no mercado financeiro, por isso é uma boa alternativa para diversificar a carteira em pouco tempo mesmo que não tenha grande conhecimento em estratégias de investimento, a quantia mínima para começar a investir em um fundo é de R$100. Essa modalidade oferece muita facilidade, porém é importante lembrar que as instituições e gestores dos fundos cobram taxas de administração e performace. 
11. ESTRUTURA DE UM FUNDO 
· ASSET OU GESTOR: Responsável por montar a estratégia de aplicação e parâmetros em geral;
· ADMINISTRADOR: Função semelhante à Asset, porém sua atuação é mais focada no relacionamento com o cotista, a administração sempre estará vinculada a uma instituição financeira;
· AUDITOR: Responsável por gerir as boas práticas de mercado para a aplicação; 
· DISTRIBUIDOR: Corretoras e bancos que distribuem esses investimentos no varejo;
· CUSTODIANTE: No caso de fundos de renda variável é necessário um intermediário entre cotista e bolsa de valores, sendo necessário então que o fundo compre ativos financeiros para mantê-los encanteirados, na maioria das vezes esse custodiante é o próprio administrador; 
· ASSEMBLEI A DE COTISTAS: O gestor tem autonomia para tomar a maioria das decisões, porém se necessário é possível convocar uma assemblei para validar ou mudar algum ponto na estratégia de investimentos, qualquer cotista que detenha ais de 5% dos ativos de um fundo pode convocar uma assembléia desde que anunciada com 10 dias de antecedência
 Existem diversos tipos de Fundos de investimentos, como: Fundos de ações, Fundos Cambiais, Fundos de Dívidas externas, Fundos Multimercados, imobiliários, referenciados, Fundos de renda variável, fundo de renda fixa. Desse último vamos tratar com mais enfoque.
12. FUNDO DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA (RF)
 Composto em sua grande maioria por investimento em renda fixa, são caracterizados por sua elevada rentabilidade e alta e segurança. A CVM determina que um RF é aquele que tem pelo menos 80% do patrimônio aplicado em renda fixa. Essa categoria permite tanto investimentos em títulos públicos como tesouro direto, como investimentos em ativos privados como LCI/LCA e CDBS. Os outros 20% podem ser aplicados em categorias variáveis 
 Existem alguns tipos de fundo de investimento em renda fixa, os principais são:
· Simples: Composto 95% por Tesouro direto e títulos privados com baixo risco, o objetivo desse tipo de investimento é manter a segurança e baixos custos, mais indicado para investidores pequenos e iniciantes com características conservadoras.
· CURTO PRAZO: Da mesma forma que o simples, a modalidade de curto prazo é conservadora, porém aqui já é possível aplicar em alguns ativos além dos públicos federais, podendo ser títulos privados considerados de baixo risco pelo gestor do fundo. A Carteira deverá possuir prazo médio de carteira inferior ao de 60 dias e o tempo total de vencimento dos títulos inclusos no fundo deve ser de 375 dias.
· REFERENCIADO: Acompanham a variação de algum índice ou taxa de juros (indicadores de referência/benchmark), O mais conhecido é o DI que se baseia nas oscilações diárias de taxas entre bancos a referência usada é o CDI (Certificado de deposito bancário). As regras são 95% alocados indexados ao índice selecionado e no mínimo 80% em títulos públicos e privados de baixo risco de crédito.
· DÍVIDA EXTERNA: Neste caso 80% do patrimônio é investido em títulos de dívidas externas da União, é proibida a alocação da carteira em ativos do país. 
· CRÉDITO PRIVADO: Título flexível e com risco de mercado maior que os anteriores, as regras são 50% alocados em títulos privados os demais podem ser distribuídos na modalidade de títulos públicos e derivativos
13. VANTAGENS:
 
· Diversificação: Diversos produtos em uma só aplicação
· Praticidade: Não é necessário conhecimento ou tempo dedicado para acompanhamento do mercado financeiro
· Rentabilidade: Rentabilidade em sua maioria superior ao CDI
· Gestão Profissional: Profissional Expert alocado para gestão do seu investimento
· Aporte mínimo: As cotas podem ser adquiridas a partir de R$500 e você passa a ser investidor em uma gama de aplicações em renda fixa
· Igualdade: Os rendimentos são distribuídos proporcionalmente ao valor aplicado no fundo 
14. DESVANTAGENS
· COMPOSIÇÃO: Apenas o gestor pode compras e vender ativos
· COME-COTAS: Devido a incidência do imposto de renda em maio e novembro, algumas cotas são perdidas 
· TAXAS: Imposto de renda, IOF e taxas de administração são cobradas em cima do investimento
· GARANTIA: Não é assegurado pelo FCG (Fundo garantidor)
· CRÉDITO: Altos riscos por parte da emissora de crédito
15. CONCLUSÃO
 O investimento em renda fixa refere-se ao investimento que pode compreender ou prever a lucratividade. O investimento em renda fixa é tão seguro quanto a poupança e mais lucrativo. Alguns dos títulos mais famosos são tesouro Direto, CDB, LCI e LCA. O funcionamento desses aplicativos é muito simples: bancos, empresas ou governos emitem títulos para arrecadar fundos. Em troca, os investidores recebem dinheiro mais juros. Esses títulos podem ser emitidos por diversas instituições financeiras, e a melhor forma de obtê-los é por meio de uma corretora de valores. LCI e LCA são títulos isentos de impostos. No Tesouro Direto e no CDB, o IR só é cobrado no momento do resgate dos fundos pelo investidor. O Tesouro Direto e o CDB podem ser usados ​​como margem na Bolsa de Valores. Existem várias estratégias de investimento em renda fixa, e a combinação de diferentes títulos pode ser mais segura e lucrativa.
16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TRINDADE, João et al. ANÁLISE DE DESEMPEMHO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DE RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL: PERFORMANCE OF INVESTMENT FUNDS: A COMPARISON BETWEEN FIXED AND VARIABLE INCOME. , REVISTA DE ADITORIA GOVERNANÇA E CONTABILIDADE, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: http://fucamp.edu.br/editora/index.php/ragc/article/view/546. Acesso em: 4 abr. 2021.
CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Fundos de Investimento. Disponível em: https://www.gov.br/cvm/pt-br . Acesso em: 4 abr. 2021. 
FONSECA, et al. Análise do desempenho recente de fundos de investimento no Brasil. Contab. Vista & Rev., v. 18, n. 1, p. 95 – 116, jan./ mar. 2007. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/321 Acesso em: 4 abr. 2021.
NUBANK – LTN: O que é e como investir nesse título do Tesouro. Disponível em: https://blog.nubank.com.br/o-que-e-ltn-tesouro-prefixado/ . Acesso em: 4 abr. 2021
DUBARD,Caroline. O que são títulos públicos e como eles funcionam? Vale a pena investir?. Disponível em: https://blog.magnetis.com.br/titulos-publicos/. Acesso: 4 abr. 2021.
TESOURO DIRETO - Conheça todos os títulos do Tesouro Direto. Disponível em: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/tipos-de-tesouro.htm . Acesso: 4 abr. 2021.
BTG - Banking and Trading Group. Conheça tipos de investimentos em renda fixa e variável. Disponível em:https://www.btgpactualdigital.com/blog/investimentos/investimentos-em-renda-fixa-e-variavel. Acesso: 4 abr. 2021.
13

Continue navegando