Buscar

Postagem Observação e projeto Geografia

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
LUCAS VIANA DA COSTA / 2021535
BARCELOS-AM
2021
Ponto de partida
O trabalho teve como ponto de partida, a praça Heliodoro Balbi, localizada em um dos maiores centros comerciais da cidade, ela fica Avenida Sete de Setembro, s/n – Centro. A praça também é conhecida como praça da polícia pelo fato de o local ter sido palco por muitos anos, das apresentações da banda da polícia militar e, também, pelo fato de até 2004 ter abrigado o Comando Geral da PM, no prédio onde existia, anteriormente, o Palacete Provincial. Esse prédio foi restaurado em 2008, para dar lugar a mais um espaço cultural da cidade, recebendo novamente o nome de Palacete Provincial. A Praça Heliodoro Balbi conta com duas piscinas ornamentais, árvores, quiosques e sebos, além do tradicional Café do Pina, bancas de tacacá, sorvete, entre outros. No espaço são também realizados shows musicais, concertos, atividades circenses, espetáculos natalinos, dentre outros eventos. A imagem a seguir mostra o raio de 500m que foi observado para a construção desse relatório de pesquisa.
AMBIENTES ESCOLARES OBSERVADOS
O centro de Manaus contém diversos itens para observar, mas não tantos escolares. Entre eles encontramos duas escolas de ensino público, escola estadual Dom Pedro II e a escola estadual Dom Bosco, ambas voltadas para o ensino fundamental e médio, duas unidades de faculdades particulares que oferece cursos técnicos e de ensino superior, cujas ambas pertence ao grupo Uninorte. Devido ao problema da cheia no amazonas, algumas áreas não estavam disponíveis para acesso no momento. 
A escola Dom Pedro II é umas das escolas mais antigas de Manaus, com a arquitetura que mescla o antigo e o moderno, a escola surgiu com a designação de Lyceu Provincial Amazonense, através do Regulamento n° 18, de 14 de março de 1869, do Presidente da Província João Wilkens de Mattos, sendo instalado nas dependências do Seminário Episcopal de São José, que à época, localizava-se onde hoje se ergue uma das agências do Banco do Brasil, à Rua (antiga Praça) 15 de novembro. A seguir, uma foto da escola Dom Pedro II:
FOTO POR LUCAS VIANA-2021
A outra escola, cujo nome é Dom Bosco, foi criado no início com o objetivo de atender as necessidades dos padres e freiras salesianos que moravam na região, servindo também como uma igreja que atraia muitas pessoas para suas missas. Dia 8 de setembro de 1971, foi criado um prédio para a criação do colégio, mais suas atividades só começaram a ser realizadas 6 dias depois. Nas décadas de 70 e 90, mais dois prédios foram construídos nas instalações e aumentou suas capacidades de vagas, em 2004, com mais de 80 anos de existências, o prédio mais antigo desse colégio foi integrado ao Patrimônio Cultural de Manaus pelo decreto 7.176, de 10 de fevereiro daquele ano. Hoje o Dom Bosco oferece atualmente, educação infantil (Pré I, pré II), Ensino Fundamental (9 séries) e Ensino Médio (3 séries).
FOTO POR COLEGIO DOM BOSCO-2016
AMBIENTES NÃO ESCOLARES OBSERVADOS
O ponto de partida foi a praça de um dos maiores centros comerciais de Manaus. O dia sempre começa agitado nessa região da cidade e parece nunca dormir, mesmo durante a pandemia, o centro permanece cheio com bastante pessoas durante todo o dia. O centro da cidade tem uma cultura viva com os prédios e seus designs antigos, porém belos. A quantidade de lojas é um absurdo, de todos os tipos que oferecem os mais diversos itens e serviços, inclusive o preço de tais produtos varia bastante, podemos ver que ela atende todos os tipos de clientes. A seguir uma imagem de umas das ruas tirada no período da manhã:
Devido a quantidade de pessoas é bom lembrarmos que falta segurança para perambularmos pela região, é sempre bom termos cuidados em tais locais devido à falta de policiamento.
No nosso caminho, entramos em contato com o museu palacete provincial, que contém um acervo muito grande da história do Amazonas e do mundo, infelizmente devido a pandemia, não tive acesso ao interior do palacete para tirar fotos, porém na imagem seguinte podemos ver um pouco do seu esplendor. O Palacete Provincial abriga cinco Museus de diferentes linguagens: Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do Som (MISAM), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado. O prédio foi fundado em 1874 e, por mais de 100 anos, funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas. Em 24 de março de 2005, passou por um restauro, sendo reinaugurado em 2009, com o espaço sendo aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus, e que também participam dos eventos culturais que acontecem no local. A Praça da Polícia, em frente ao prédio, é uma extensão do passeio ao local.
FOTO POR LUCAS VIANA-2021

Continue navegando