Buscar

Avaliação de Pesquisa I (1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manutenção Mecânica
Aluno (a): JOSE HENRIQUE DE ARAUJO GOMES
Data: 05 / 10 / 21
Atividade de Pesquisa I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Cite as informações que devem ser observados na execução da manutenção preventiva.
nome da empresa; 
setor onde a máquina está instalada; 
fabricante da máquina;
nome e modelo; 	
ano de fabricação;
observações de segurança (se aplicável).
Essas informações devem estar no cabeçalho de todos os formulários utilizados pelo setor de gestão da manutenção para o controle da rastreabilidade das operações. Também servem para eviden- ciar a realização das práticas de manutenção no caso de auditorias, troca de funcionários da equipe de manutenção e até mesmo no caso da venda da máquina, evidenciando seu bom estado de conservação.
2. O programa dos 8S é uma ferramenta de gestão que beneficia todos os setores da empresa. Descreva o significado de cada um.
Aplicar o programa 8S: 
Seiri: organização; implica eliminar o supérfluo. 
Seiton: arrumação; implica identificar e colocar tudo em ordem.
Seiso: limpeza; implica limpar sempre e não sujar.
Seiketsu: padronização; implica manter a arrumação, limpeza e ordem em tudo
Shitsuke: disciplina; implica a autodisciplina para fazer tudo espontaneamente.
Shido: treinar; implica a busca constante de capacitação pessoal. 
Seison: eliminar as perdas. 
Shikari Yaro: realizar com determinação e união.
3. Um mecânico de manutenção deve executar um reparo na chapa de uma das proteções de segurança de um torno mecânico que se deformou em função da colisão de uma peça que escapou acidentalmente de sua placa. Qual é o martelo ideal para esta finalidade? Justifique sua resposta.
Martelo de bola
Os martelos de bola são utilizados para conformação, travamento, rebitagem em operações de ajustagem mecânica, aplicações em oficinas de usinagem, caldeiraria e funilaria. As extremidades são lixadas e tratadas termicamente.
4. Quais objetivos as empresas que implantam um programa adequado de manutenção preventiva visam alcançar?
A manutenção preventiva foi desenvolvida para evitar os prejuízos causados por paradas imprevistas e evitar que defeitos de pequeno impacto causem danos maiores nas máquinas.
5. Descreva o conceito do Diagrama de Causa e Efeito e sua aplicabilidade na área produtiva.
O Diagrama de Ishikawa (Causa Efeito) é uma ferramenta da qualidade utilizada para identi- ficação e análise de problemas. Foi criado a partir dos estudos elaborados por Kaoru Ishikawa, cate- drático da Universidade de Tóquio. Seus estudos resultaram em um método de identificação e aná- lise de problemas, sendo de fácil aplicação no meio industrial.
Para iniciar a execução do Diagrama de Ishikawa, o primeiro passo é organizar o grupo de trabalho com os representantes dos setores envolvidos na fabricação do produto ou operação de manu- tenção. Esses representantes devem participar da construção do gráfico e levantar as possíveis causas para o problema, além de também ser responsável pela execução das ações propostas e validadas.
6. Um mecânico de manutenção desmontou uma máquina utilizada para retirada de rebarbas de peças obtidas pelo processo de fundição de metais. A referida máquina trabalha com alta rotação em função do rebolo utilizado na retirada por abrasão das rebarbas. Qual é o tipo de rolamento que atende essa condição de trabalho? Justifique sua resposta.
Rolamento de esferas
O rolamento de esferas é muito comum por possuir características construtivas simples e de baixo custo de aquisição, se comparado a outros tipos de rolamento. É dotado de pista externa e interna, elementos rolantes esféricos e a guarnição (gaiola). Em virtude do baixo atrito gerado pela superfície de contato das esferas com as pistas dos anéis externo e interno, o rolamento de uma carreira de esferas é indicado para rotações mais altas, cargas radiais médias, porém não suporta cargas axiais elevadas.
7. Após a elaboração do planejamento da manutenção corretiva, considerando a previsão da vida útil das peças e o histórico das operações de manutenção corretiva, é elaborado o cronograma de controle da manutenção preventiva. Quais informações devem constar deste documento?
No desenvolvimento de cronogramas de manutenção preventiva, preditiva, operações de manu- tenção corretiva e o desenvolvimento de procedimentos de manutenção produtiva total, é importante considerar a importância que a máquina ou o equipamento possui no sistema produzido. Uma deter- minada máquina pode ser classificadas em três grupos: equipamentos classe A, B e C.
8. A Manutenção Produtiva Total (TPM) utiliza atividades que envolvem desde operações complexas, que exigem a realização feita por um profissional qualificado, até operações simples, realizadas pelos próprios operadores. Nesse contexto, quais tipos de manutenção originaram a TPM?
Manutenção autônoma
Manutenção corretiva
Manutenção preventiva ou preditiva
9. Na montagem de uma estrutura metálica, serão utilizadas chapas de 1 mm de espessura para revestimento dos vãos entre as vigas e colunas. Qual elemento de fixação é ideal para ganhar tempo, ser eficiente na fixação e ter um custo baixo em relação a outros elementos de fixação?
Rebites
Os rebites são peças fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão, utilizadas para a união per- manente de peças. Os rebites necessitam de ferramentas ou máquinas especiais desenvolvidas para esta finalidade, pois seu princípio de funcionamento é a deformação (remanche) de uma ou as duas extremidades para fixar as peças.
A rebitagem confere as seguintes vantagens de utilização: baixo custo em relação a utilização de parafusos, porcas e arruelas; simplicidade na operação e 	rapidez na operação de rebitagem.
10. Você é técnico em mecânica de uma empresa de usinagem e trabalha no setor de manutenção. Há a necessidade de se desmontar uma fresadora que contém diversos tipos de elementos de união desmontáveis, como: parafusos, porcas arruelas e alguns elementos de tubulação do óleo refrigerante. Escreva a relação de ferramentas que precisará para a operação de desmontagem da fresadora, justificando a utilização de cada item. Se precisar, pesquise as características da fresadora universal mecânica.	
Avaliação de Pesquisa I: Manutenção Mecânica

Continue navegando