Buscar

Exercício de Gestão de Serviços e Obras Públicas II

Prévia do material em texto

Questão 1 de 10
 O fomento é uma das atribuições do Estado. Sobre fomento, marque a alternativa INCORRETA: 
A -  O fomento só existe para entidades privadas sem fins lucrativos.
B - O fomento é uma ação com várias denominações, como os honoríficos (prêmios, recompensas, títulos, menções
honrosas); jurídicos (privilégios próprios do Poder Público); e econômicos (auxílios, subvenções, financiamentos,
isenções fiscais, desapropriações por interesse social).
C - O fomento é realizado pelo Estado junto à iniciativa privada, das atividades consideradas de interesse da coletividade,
de interesse público.
D - Com relação à prestação de serviços sociais, o Estado pode executá-los diretamente, ou pode simplesmente não
executá-los, permitindo que a iniciativa privada os execute.
E - Com o Estado Social, há um aumento nas atribuições do Estado: serviços públicos comerciais, industriais e sociais;
atividades econômicas; fomento e ampliação do poder de polícia.
Questão 2 de 10
 A Lei das OSC traz várias inovações no Direito brasileiro. Sobre as organizações da sociedade civil (OSC), marque a alternativa INCORRETA: 
A -  Um das maiores inovações da Lei das OSCs é a criação, por meio de lei, do chamamento público para a seleção das entidades que possam ser fomentadas pelo Poder Público. 
B -  Os chamamentos públicos serão realizados por comissões de licitação ou pregoeiros. 
C -  Chamamento público é o procedimento no qual se deve garantir a observância dos princípios da isonomia, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 
D -  Chamamento público é o procedimento destinado a selecionar a OSC para firmar parcerias.
E -  A Lei prevê a possibilidade de criação, no âmbito federal, do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração, de composição paritária entre governo e sociedade civil. 
Questão 3 de 10
 Os contratos de PPPs também são contratos administrativos. Sobre parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA: 
A - Nas PPP, o edital da licitação também poderá prever o emprego dos mecanismos privados de resolução de disputas, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa, nos termos da Lei 9.307/96, para dirimir con 
B - Não podem ser objeto de delegação via PPP as atividades exclusivas do Estado, como o poder de polícia. 
C - Não podem ser objeto de delegação via PPP as atividades exclusivas do Estado, como o poder de polícia. 
D - É vedada a celebração de contrato de PPP que tenha como objeto único o fornecimento de mão de obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública. 
E -  A Lei das PPPs trata de todos os tipos de parcerias entre a Administração Pública e a iniciativa privada. 
Fixação 3 - Tentativa 1 de 3
Questão 4 de 10
Há entidades qualificadas como OSs e outras como OSCIPs. Marque a alternativa que não retrata de forma verdadeira a diferença entre as Organizações Sociais e as OSCIPs:
A -  todas as alternativas estão corretas. 
B -  todas as alternativas estão corretas. 
C -  as organizações sociais não recebem servidores públicos, as OSCIPs sim. 
D - as organizações sociais afirmam contratos de gestão e as OSCIPs, termos de parceria.
E - a decisão de qualificação de entidade como organização social é discricionária, enquanto que, para a OSCIP, é vinculada por parte do Poder Público.
Questão 5 de 10
 Nos contratos de concessão a Administração Pública também tem prerrogativas especiais. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA: 
A -  Os contratos de concessão também precisam ter um prazo determinado. 
B - A Lei 8.987/95, em seu art. 35, fixa as formas de extinção dos contratos de concessão de serviços públicos: o advento do termo contratual, a encampação, a caducidade, a rescisão, a anulação e a falência/extinção da empresa concessionária e falecimento/incapacidade do titular de empresa individual.
C - A encampação (ou resgate) é a rescisão contratual realizada unilateralmente pelo poder concedente, antes de findo o prazo do contrato, por motivo de conveniência e oportunidade, ou de interesse público, sem que haja vício ou que a concessionária tenha dado causa. É necessária lei autorizativa específica e pagamento de indenização.
D - A concessionária tem o poder de rescindir unilateralmente, no âmbito administrativo, um contrato de concessão de serviços públicos.
E - A caducidade (ou decadência) é a rescisão contratual unilateral decretada pelo poder concedente, antes de ndo o prazo, inexecução total ou parcial do contrato, por culpa da concessionária, após o devido processo administrativo com contraditório e ampla defesa.
Questão 6 de 10
 Sobre as licitações das parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA: 
A - Os valores relativos a projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados não serão ressarcidos à pessoa física ou jurídica de direito privado responsável pelos projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados tenham sido efetivamente utilizados no certame.
B - O Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de subsidiar a Administração Pública na estruturação de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso.
C - O Procedimento de Manifestação de Interesse será composto das seguintes fases: abertura, por meio de publicação de edital de chamamento público; autorização para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos; e avaliação, seleção e aprovação.
D - O Procedimento de Manifestação de Interesse pode ser usado na apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
E -  Ficam os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios autorizados a estabelecer normas para regular procedimento administrativo, visando a estimular a iniciativa privada a apresentar, por sua conta e risco, estudos e projetos relativos à concessão de serviços públicos, concessão de obra pública ou parceria público-privada.
Questão 7 de 10
 Sobre parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA: 
A -  Exemplo de concessão patrocinada: uma empresa privada constrói uma ponte com 70% de recursos próprios ou emprestados e 30% com recursos públicos, e cobra pedágio dos usuários-cidadãos por 20 anos para reaver o que investiu. 
B -  Exemplo de concessão administrativa: uma empresa privada constrói um presídio e presta todos os serviços internos por 50 anos. 
C -  A concessão patrocinada tem a característica de que, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, há uma contraprestação pecuniária (“patrocínio”) do poder concedente para a concessionária. 
D -  A concessão patrocinada é semelhante a uma concessão de serviços públicos comum da Lei 8.987/95. 
E -  A concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens. 
Questão 8 de 10
 Marque a alternativa que não existe expressamente na Constituição de 1988: 
A -  sociedade livre, justa e solidária. 
B -  salário mínimo. 
C -  meritocracia. 
D -  erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais e regionais.
E -  desenvolvimento, independência e soberania nacional. 
Questão 9 de 10
 Um relatório produzido pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e divulgado recentemente revela que houve um benefício direto entre R$ 206 milhões e R$ 358 milhões para os consumidores de gasolina no Distrito Federal após o primeiro ano da intervenção federal no combate ao cartel de combustíveis na capital.  O CADE tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância,sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência. Sua responsabilidade é julgar e punir administrativamente, em instância única, pessoas físicas e jurídicas que pratiquem infrações à ordem econômica, não havendo recurso para outro órgão (adaptado).  Em relação à atuação do CADE, analise as a 
I. Limitar ou impedir o acesso de novas empresas ao mercado.
II. Impedir o acesso de concorrente às fontes de insumo, matérias-primas, equipamentos ou tecnologia, bem como aos canais de distribuição.
III. Utilizar meios enganosos para provocar a oscilação de preços de terceiros.
IV. Promover, obter ou influenciar a adoção de conduta comercial uniforme ou concertada entre concorrentes.
V. Recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, dentro das condições de pagamento normais aos usos e costumescomerciais.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
B - Apenas as afirmativas II, IV e V.
C - Apenas as afirmativas II, III, IV.
D - Apenas as afirmativas I, III, IV e V.
E -  
Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
Questão 10 de 10
 Marque a alternativa que não existe expressamente na Constituição de 1988: 
A -  propriedade que cumpra a função social. 
B -  livre iniciativa, mas respeitados os valores sociais do trabalho. 
C -  justiça social. 
D -  favorecimento às grandes empresas. 
E -  dever do Estado na educação e saúde.

Continue navegando