Buscar

ATIVIDADE 2 - SELO DE MARIE CURIE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA - CCEN
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQ
PROFESSORA: WALLACE DUARTE FRAGOSO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA QUÍMICA
ALUNO: JOHNNYS HORTENCIO – QUÍMICA
ATIVIDADE 2: UM SELO POSTAL EM HOMENAGEM A MARIE CURIE
Em 7 de fevereiro de 2011, o selo postal mostrado na figura acima foi emitido pelos Correos (a autoridade da Espanha), em homenagem a Marie Curie (1867-1934), por ocasião da celebração do Ano Internacional da Química (AIC). A proposta deste selo postal foi submetida à Dirección de Filatelia de la Sociedad Estatal de Correos y Telégrafos pela Real Sociedad Española de Química e pela Foro Química y Sociedad e contou com o apoio de outros grupos e particulares interessados ​​na Espanha. Este selo é notável porque esta é apenas a segunda vez na história espanhola que a palavra “química” aparece em um selo postal espanhol. Normalmente, cerca de 100 novos selos por ano são emitidos pelos Correos. O ano de 2011 foi considerado um momento oportuno para celebrar as contribuições das mulheres para a ciência, pois coincide com os 100 anos do Prêmio Nobel de Química de Marie Curie, concedido por suas descobertas e estudos de novos elementos, o rádio e o polônio.
O retrato usado para o selo emitido na Espanha origina-se de uma fotografia inédita de Marie Curie durante sua segunda visita a Espanha. Ela visitou Madrid e outras cidades da Espanha em três ocasiões: em 1919 (a convite do I Congresso Nacional de Medicina), em 1931 (quando proferiu uma conferência sobre “ a radioatividade e a evolução da ciência); em 1933, como presidente de uma reunião sobre o futuro da cultura para o Comitê Permanente de Artes e Cartas do Comitê de Cooperação Intelectual (precursor da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) da Liga das Noções (a organização intergovernamental fundada em 1919 como resultado da Conferência de Paz de Paris e a precursora das Nações Unidas).
As duas últimas atividades realizadas por Marie Curie na Espanha foram celebradas na Residencia de Estudiantes. Desde a sua criação em 1910 até 1936, quando as suas atividades foram interrompidas pela Guerra Civil, esta prestigiosa instituição foi o principal centro cultural da Espanha e palco de alguns dos intercâmbios científicos e artísticos mais animados e frutíferos da Europa no período entre guerras. O cineasta Luis Buñuel, poetas como Juan Ramón Jiménez (Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, 1959) foram alguns dos famosos espanhóis quem viveu ou visitou a Residencia. Além de Marie Curie, o economista John M. Keynes, arquitetos como Walter Gropius e Le Corbusier, o compositor e maestro Igor Stravinsky, o filósofo Henri Bergson, o escritor Paul Valéry, o escultor Alexander Calder e o físico Albert Einstein, são alguns exemplos de luminares visitantes da Residencia de Estudiantes em Madrid. 
REFERÊNCIA
PINTO, G. A Postage Stamp Honoring Marie Curie: An opportunity to connect chemistry and history. Journal of Chemical Education, n. 88, v.6, p. 687-689, 2011.
2

Continue navegando