Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Impresso por Hercules Ferreira, CPF 132.728.544-44 para uso pessoal e privado. Este material pode ser protegido por direitos autorais e
não pode ser reproduzido ou repassado para terceiros. 30/04/2021 01:16:24
 	4
2
2
ANHANGUERA EDUCACIONAL 
PRODUÇÃO DE LARANJA E A DEMANDA DA FRUTA NA
PANDEMIA.
São Paulo
2021
HÉRCULES FERREIRA DA SILVA
	 
PRODUÇÃO DE LARANJA E A DEMANDA DA FRUTA NA
PANDEMIA.
A Produção Textual em Grupo (PTG) - apresentada a Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Planejamento estratégico, Macroeconomia, Estratégia empresarial e negociação, teoria da administração, Planejamento tributário e Seminário Interdisciplinar I. 
São Paulo
2021
SUMÁRIO 
1 INTRODUÇÃO	3 
2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO	4 
2.1 MATRIZ SWOT	5 
3 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO	6 
3.1 TEORIA CONTINGENCIAL	6 
3.2 ORGANIZAÇÕES MeCANÍSTICAS E ORGÂNICAS	7 
4 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO	8 
4.1 ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS	9 
5 MACROECONOMIA .......................................................................................... 10 5.1 CENÁRIO ECONÔMICO EM 2021 .................................................................... 10 6 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO........................................................................... 11 
6.1 REGIMES TRIBUTÁRIOS .................................................................................. 12 7 CONCLUSÃO .................................................................................................... 13 REFERÊNCIAS .........................................................................................................14 
 	3
INTRODUÇÃO 
A pandemia do Covid19 pegou muita gente de surpresa e com isso 
afetou as áreas comerciais, econômicas e políticas, influenciando diretamente nos processos e atividades de muitas empresas. 
Com todas as direções e conceitos apresentados na SGA, irei 
desenvolver todos os processos para melhoria da cadeia produtiva da fazenda Costa Mello e inserir os melhores métodos para os processos da mesma utilizando ferramentas de gestão, abordagens contingenciais, estratégias empresarial para produzir qualidade no ambiente geral da organização, apresentar o cenário econômico do exercício de 2021 interligando com algumas áreas de atuação e por fim definir os tipos de regimes tributários e o melhor aplicado para a empresa. 
 
Impresso por Hercules Ferreira, CPF 132.728.544-44 para uso pessoal e privado. Este material pode ser protegido por direitos autorais e não pode ser reproduzido ou repassado para terceiros. 30/04/2021 01:16:24
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 
MATRIZ SWOT 
AMB
IENT
E EXTER
NO
 
OPORTU
N
IDA
DES 
AMEAÇA
S 
Aumento na 
demanda
 
Produto se est
raga fácil
 
Inviabilidade 
para produção ma
ior
 
Fidelização
 d
e 
novos clientes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AMB
IENT
E I
NT
ER
NO 
PONTOS FOR
TE
S (F
ORÇAS)
 
PONTOS FRACOS (
FRAQUEZA
S)
 
Plano e col
heita d
a 
laranja
 
Deciência 
n
os da
dos
 
Mix variado 
dos produtos
 
Qualidade 
do produto
 
Não ulização
 d
e 
ERP 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Analisando o cenário atual da fazenda Costa Mello, podemos 
observar que com a pandemia a laranja se tornou um produto bastante procurado e por ter uma qualidade inerente a sua produção diária a busca pelo produto se tornou constante. A fidelização de clientes é outra das oportunidades que poderia ser mais explorada engajando novas empresas terceirizadas de logística e a contratação de negociadores para elevar as vendas a outros patamares. 
Para gerar dados e um efeito mais preciso em sua produção e 
atividades poderiam fazer a implantação de um sistema ERP, que pudesse mensurar as vendas com precisão e analisar as percas, pois por ser um produto que tem pouca vida útil muitas vezes o que se perde não é calculado corretamente e uma simples implementação de estratégia organizacional seria ideal para as tomadas de decisões. 
Toda análise de dados se torna uma fase fundamental em qualquer 
processo de tomada de decisões de uma empresa, em qualquer período ou exercício, nos momentos de bastante vendas e nos momentos em que as vendas são afetadas. Para que todas essas informações sejam de um grau de relevância eficaz e possam gerar um retorno flexível para o segmento, é necessário que a organização esteja ciente e fazendo análise com seus dados, realizando comparativos com a utilização de sistemas apropriados (ERP). Isso significa consultar a procedência dos fatos, verificar a composição dos elementos, avaliar a consistência das informações disponíveis, entre outros procedimentos. 
Segundo Chiavenato (2014) As organizações não operam na base 
da simples improvisação nem funcionam ao acaso, mas de acordo com determinados planos no sentido de alcançar objetivos, cumprir sua missão e atingir sua visão por meio de estratégias organizacionais. 
Viabilizar os processos engajar pessoas se torna necessário para o 
fluxo contínuo da produção. De acordo com Chiavenato (2014) Os processos de monitoração estão relacionados com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados pela atividade das pessoas que compõem a organização. 
 
 
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 
TEORIA CONTINGENCIAL 
Na teoria da contingência fica claro e evidente que não existe uma 
melhor maneira ou caminha para se administrar. A visão contingencial procura analisar as relações dentro e entre esses subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, e definir padrões de relações ou configurações de variáveis. Para a Teoria da Contingência, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. Há uma relação funcional (logo, não linear) como “se...então” entre as condições do ambiente (variáveis independentes) e as técnicas. administrativas (variáveis dependentes). 
Em relação a pandemia podemos observar que cada empresa ela é 
divida em ambiente geral e seu ambiente de atividade, como foi afetado diretamente na economia e no poder de consumo os ambientes foram afetados. 
Lembrando que não só as condições econômicas que afetam 
diretamente os ambientes organizacionais, mas as condições culturais, políticas, legais, ecológicas e demográficas também fazem parte desse processo. 
 
ORGANIZAÇÕES MECANÍSTICAS E ORGÂNICAS 
A passagem de um ambiente estável para um instável está 
permitindo que as organizações migrem da estrutura mecanística e tradicional para a estrutura orgânica e moderna. (CHIAVENATO, 2014) 
As organizações mecanísticas surgem na era industrial, com 
métodos burocráticos e repetitivos, uma coordenação centralizada, padrões rígidos em interação com cargos bem definidos, limitada capacidade no processo de informação, tarefas simples e repetitivas, adequado para a eficiência da produção. 
Podemos levar como exemplo uma empresa de produção familiar, 
onde não há utilização de sistemas de gestão e não existe um padrão flexível e participativo dos colaboradores, tendo como característica a burocratização de todo 
 	
o processo, o trabalho manual repetitivo e a desmotivação pela não implantação de uma cultura acolhedora. 
As organizações orgânicas surgem com o avanço tecnológico, 
sendo bastante flexível e adaptável a todos os segmentos. Tem como característica elevada interdependência, interação constante com os cargos definidos, capacidade expansiva no processamento de dados, adequada para tarefas únicas e complexas, promovendo a criatividade e inovação. 
Fazendo uma breve comparação com as organizações mecânicas 
podemos tomar como exemplo as industrias 4.0, que tem como lema a promoção da tecnologia e a melhoria continua, gerando um clima organizacional participativo, criativo e inovador, se adaptando em todas as esferas, facilidade na tomada de decisões e fluxo constante em sua produção. 
A fazenda Costa Mello poderia estar inserindo na sua rotinaprodutiva uma cultura que promovesse a participação intensa de seus colaboradores, investindo no capital intelectual, utilização de tecnologias em seu favor, além das ferramentas de gestão para auxiliar não só o espaço operacional, mas também o estratégico e o tático. 
 
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO 
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS 
Os segmentos de mercados são essenciais e propícios a alterações 
constantes, seja na área econômica ou procura. Por isso se faz necessário a inerência de estratégias competitivas para se manter firme dentro do mercado competitivo. Para aplicar estratégias competitivas dentro da fazenda Costa Mello, realizamos algumas análises e definimos duas delas, a construção e a sustentação. 
A estratégia de construção é também conhecida como estratégia de 
crescimento. Ela pretende definir maneiras para que a empresa aumente a sua atuação, por meio da criação de novas oportunidades de mercado para os produtos que ela oferece ou pela conquista de participação de mercado de seus concorrentes. Essa estratégia é melhor desenvolvida em mercados que estão em crescimento. Nesse caso, a empresa consegue expandir sem precisar tomar mercado de outras empresas, evitando, com isso, possíveis retaliações. 
Espera-se que a empresa consiga crescer pelo menos em taxas 
iguais as do mercado. Para estimular o crescimento do mercado, a empresa pode optar por buscar novos usuários, novos usos para os produtos já existentes e também aumentar a frequência de uso atual do produto. 
A estratégia de sustentação também é conhecida como estratégia 
de manutenção ou defensiva. Como o próprio nome já diz, essa estratégia é desenvolvida por empresas que já estão bem estabelecidas no mercado e procuram maneiras de manter o espaço que conquistaram. 
Essa estratégia é muito utilizada por empresas que já são líderes, 
especialmente quando elas atuam em mercados que estão estáveis ou que estão diminuindo, e nos quais elas acreditam que não há como reverter tal tendência. Nesse caso, o mais importante é evitar que novos concorrentes venham a explorar o mercado. Essa estratégia também é interessante para negócios que são grandes geradores de caixa para a empresa. 
A manutenção para o caso é para tentar criar um pilar de 
sustentação impedindo que novas empresas do ramo venham a surgir e eliminar alguma fatia de seus ganhos, então nesse ponto é fácil observar que a fazenda 
 	
Costa Mello já tem uma credibilidade e que apenas o que falta é a firmeza em suas ações. 
 Acreditamos que o posicionamento de mercado é outro fator chave 
para sustentação e credibilidade dentro do mercado competitivo, independente do preço de seu produto, a qualidade no serviço é essencial para a fidelização e expansão dos negócios e é sobre ele que vamos engajar junto as atividades e processos dentro da fazenda Costa Mello. 
Esse posicionamento tem base na possibilidade de oferecer serviços 
superiores aos da concorrência. A empresa que opta por esse posicionamento deve saber analisar o mercado e identificar os tipos e níveis de serviços que os clientes querem e, com base nisso, desenvolver ofertas de níveis de serviço que atendam às suas necessidades. O foco da empresa deve ser em manter uma equipe altamente qualificada de atendimento ao cliente. 
A preocupação com a qualidade não é uma preocupação tão atual, ele decorre de muito tempo atrás quando nós mesmos começamos a entender que os nossos desejos se transformam em produtos finais. Com o passar dos anos, tanto as organizações tiveram um interesse muito grande com a qualidade inserida em seus produtos e serviços para fazer o diferencial competitivo. Vamos trabalhar intensamente com o tempo e a qualidade total na distribuição das laranjas junto com as empresas contratadas de logística. 
5 MACROECONOMIA 
5.1 CENÁRIO ECONÔMICO EM 2021 
O ano de 2020 foi algo surpreendente para tudo e para todos. Demissões em massa, encerramento de empresas, queda na economia, muitas vidas foram perdidas e muitas áreas afetadas. 
Para esse ano o cenário ainda não é muito confiante, pois estamos 
começando as vacinações em massa agora para poder evitar uma desastrosa segunda onda de infecções. 
O auxilio emergencial foi um divisor de águas ano passado e 
atualmente já não temos a presença dele, o que pode ocasionar em um número maior de inadimplência que dificultará o reestabelecimento da economia. As previsões dos bancos mostram que em 2021 é possível que no primeiro trimestre possa haver um aumento de 3,5 em nosso PIB, mas tudo vai depender do acesso do crédito e a diminuição das taxas de inadimplência. 
As previsões mostram também que ocorrerá uma volta gradual das 
grandes produções e da demanda, alinhado com uma capacidade reduzida nas linhas produtivas, a diminuição dos valores de mão de obra e aluguéis e uma inflação taxada por volta de 1,8%. 
A pandemia fez com que o governo levasse como preferencial a 
garantia de saúde e renda para todos os brasileiros, criando alguns programas emergenciais e o que tem estabelecido para esse ano é que ocorra uma queda na aplicação fiscal para crescimento e investimentos, pois a divida do governo cresceu bastante em relação ao final de 2019. 
O setor agropecuário que é bastante importante para economia de 
acordo com o ministério da agricultura deve haver um aumento no PIB de 3,2% para as lavouras e 5% para a pecuária. A soja e o milho são os principais destaques dentro da agricultura e na pecuária haverá o restabelecimento de todos os setores, inclusive um considerável aumento da produção de carne bovina. Lembrando que todas as
previsões desse setor são realizados com projeção do campo, previsões climáticas e imagens de satélites. 
6 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 
6.1 REGIMES TRIBUTÁRIOS 
Trata-se de um regime tributário diferenciado, simplificado e 
favorecido regulado pela Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006, com as modificações trazidas por leis posteriores, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, a partir de 01.07.2007. 
O recolhimento é mensal, através de um documento único de 
arrecadação a ser pago até o último dia da primeira quinzena ao mês subseqüente em que a receita tiver sido auferida. Para fins de inclusão no SIMPLES, considera-se microempresa o empresário, pessoa jurídica, ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 e empresa de Pequeno Porte o empresário, a pessoa jurídica, ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano- -calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00. 
O regime do Lucro Presumido é também uma forma de tributação 
simplificada e opcional. Ela se baseia numa presunção legal de lucratividade para Planejamento Tributário FGV DIREITO RIO 98 fins de cálculo da base de cálculo do Imposto de Renda. Assim, independe dos resultados apurados contabilmente. O regime de apuração é trimestral em 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12 de cada ano. Apesar de ser um regime facultativo, a permanência na opção é obrigatória por todo o ano-calendário. Para a pessoa jurídica submeter os seus rendimentos à sistemática do Lucro Presumido, terá que ter uma receita total, no ano-calendário anterior, igual ou inferior a R$ 78.000.000,00, segundo a Lei 12.814/13, a partir de 2014. A apuração com base no lucro presumido se dá da seguinte maneira: a base de cálculo do IRPJ é determinada mediante a aplicação de determinados percentuais previstos em lei (presunção de lucro) à receita bruta mensal do contribuinte. Após se chegar à base de cálculo, se aplica a alíquota de 15% do IRPJ, mais o adicional de 10% para a parcela da base de cálculo que ultrapassar o valor de R$ 60.000,00. 
Outra opção de tributação da pessoa jurídica é o lucro real. Este tipo 
de tributação é feita com base no lucro efetivo que a pessoa jurídica auferiu. É o regime jurídico padrão de apuração do IRPJ, ou seja, pode ser utilizado por todas as pessoas jurídicas que assim o quiserem. Algumas empresas, no entanto, são obrigadas a apurar o IRPJpelo lucro real. A opção pelo lucro real exige da empresa um certo grau de estrutura e organização, já que requer uma maior quantidade de livros e escriturações contábeis e fiscais (como o Livro de Apuração do Lucro Real — LALUR), bem como exige a manutenção de documentação idônea principalmente para comprovar as despesas e gastos deduzidos da receita bruta. O ponto de partida para a apuração do IRPJ pelo lucro real é o Lucro Líquido apurado contabilmente. Apurado o Lucro Líquido Contábil, procede- -se a uma série de ajustes com adições, exclusões e compensações, chegando- -se ao lucro real, base de cálculo do IRPJ. Segundo o art. 248 do RIR/99, o Lucro líquido compõe-se pela soma algébrica do: i) Lucro operacional — resultado das atividades, principais ou acessórias, que constituam objeto da pessoa jurídica, ii) Resultados não operacionais e iii)Participações. O Lucro Líquido deverá ser determinado de acordo com lei comercial e contábil. Já o Lucro real, segundo o art. 247 do RIR/99 é o “lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação”. Conforme já mencionado, algumas pessoas jurídicas são obrigadas a se submeter ao regime do lucro real. O art. 246 do RIR/99 traz estes casos, dentre os quais destacam-se: — Empresas que tiverem receita bruta total no ano-calendário anterior superior a R$78 milhões — Instituições financeiras. — Empresas que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital do exterior — Empresas que tiverem usufruam de certos benefícios fiscais — Empresas que tenham feito pagamento mensal pelo regime de estimativa — Atividades de factoring. — Atividade de construção, incorporação, compra e venda de imóveis que tenham registro de custo orçado. 
7 CONCLUSÃO 
Concluo que para ter um melhor rendimento dos processos da 
empresa é necessário fazer um mapeamento do cenário atual, aplicando melhores métodos e práticas para o crescimento da empresa, e que independente do cenário
que a pandemia possa afetar diretamente as atividades de qualquer organização, existem ferramentas e comportamentos que possam auxiliar no crescimento e melhoria contínua. 
O segmento de mercados também essenciais e propícios a 
alterações constantes seja na área econômica ou procura. Por isso se faz necessário a inerência de estratégias competitivas para se manter firme dentro do mercado competitivo. 
Vale ressaltar que a qualidade se tornou grande aliada da Fazendo Costa Mello para fidelização progressiva de clientes e sustentação dentro do mercado competitivo. Espero que o trabalho atinja o objetivo da pesquisa, pois me auxiliou para o melhoramento de minhas habilidades técnicas e capital intelectual. 
REFERÊNCIAS 
BOAS, E. D. V. Estratégia empresarial e negociação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
 
CHAVES, F. C. Planejamento tributário na prática: gestão tributária aplicada. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2017. 
 
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Malone, 2014. 
 
HOOLEY, Graham; PIERCY, Nigel F.; NICOULAUD, Brigitte. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 
 
PINTO, L. F. Planejamento estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
 
PORTAL DO GOVERNO. Estado mantém setor de produção de laranja ativo para suprir demanda pela fruta. Portal do Governo de São Paulo. 2020. Disponível em: 
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/estado-mantem-setor-de-producao-delaranja-ativo-para-atender-demanda-pela-fruta/. Acesso em: 11 dez. 2020. 
 
RODRIGUES, E. de A. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
 
SAFRA. Cenários para a Economia em 2021 e as premissas nas projeções. Safra. 
2020. 	Disponível 	em: 	https://www.safra.com.br/central-de-
conteudo/analisar/economia/cenarios-para-a-economia-em-2021-e-as-premissas-nasprojecoes.htm. Acesso em: 10 dez. 2020.