Buscar

Avaliando aprendizado Fisoterapia da mulher

Prévia do material em texto

1
 Questão	Acerto: 0,1 / 0,1
Com relação a Rede cegonha é correto afirmar
 Certo	inclui ações de planejamento reprodutivo
	está inserida na alta complexidade
	é de inteira responsabilidade do governo estadual
	garantia de atuação na criança somente até o nascimento
	Vincula somente a gestante com a unidade básica de saúde
Respondido em 06/10/2021 23:39:04
Compare com a sua resposta: Perda de urina aos esforços (pular, andar, levantar, assentar, etc). Possíveis causas: Gravidez, pós parto, pós trauma, envelhecimento, pós prostatectomia
2
 Questão	Acerto: 0,1 / 0,1
Sobre os Genitais Femininos Internos, assinale a alternativa INCORRETA:
	A bexiga é separada do púbis pelo espaço retropúbico
	O útero é um órgão muscular oco, piriforme e de paredes espessas
 Certo	Os ovários estão divididos em Infundíbulo, Ampola e Istmo
	As tubas uterinas conduzem o óvulo da cavidade periovariana para a cavidade uterina
	Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DST.
Respondido em 06/10/2021 23:41:22
Compare com a sua resposta: Alterações endócrinas (anomalias de ciclo menstrual, menopausa e climatério); osteoporose; incontinência urinária (uroginecologia); incontinência fecal; preparação para parto; alterações durante a gravidez; puerpério (pós-parto); prolapsos pélvicos (de órgãos genitais, períneo e ânus).
3
 Questão	Acerto: 0,0 / 0,1
 A Resolução COFFITO Nº 401, de 18 de agosto de 2011, disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia na Saúde da Mulher e estabelece no Art. 3º que é necessário o domínio de Grandes Áreas de Competência (GAC). Observe os itens abaixo:
I Realizar consulta fisioterapêutica, aplicar anamnese, solicitar e realizar interconsulta e encaminhamento; avaliação física e cinesiofuncional do sistema uroginecológico, coloproctológico, mama e do aparelho reprodutor feminino; solicitar, aplicar e interpretar exames complementares como perineometria, eletromiografia de superfície, imaginologia, perimetria, volumetria, desde que necessários à elucidação do caso e direcionamento de suas condutas.
II Realizar a avaliação, prevenção, promoção e condutas fisioterapêuticas nas alterações cinesiofuncionais advindas do ciclo menstrual, climatério, parturientes, puérperas e secundários ao comprometimento oncológico; Determinar diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico; Planejar e executar medidas de prevenção de morbidades, comorbidades e imobilismo; Decidir, prescrever e executar o tratamento fisioterapêutico na saúde da mulher específico para cada caso, enfatizando a frequência, a periodicidade e quantitativo de atendimentos.
III- Prescrever, confeccionar, órteses, próteses, mecanismos auxiliares de locomoção, além de planejar e aplicar estratégias de tecnologia assistiva para otimizar, adaptar ou manter atividades funcionais com vistas à maior autonomia e independência funcional de sua cliente/paciente/usuária; Planejar, criar e utilizar recursos da realidade virtual no tratamento com vistas à otimização de resultados.
IV. Determinar as condições e prescrever a alta fisioterapêutica; Registrar em prontuário consulta, avaliação, diagnóstico, prognóstico, tratamento, evolução, interconsulta, intercorrências e alta fisioterapêutica; Emitir laudos, pareceres, relatórios e atestados fisioterapêuticos; Realizar atividades de educação em todos os níveis de atenção à saúde, e na prevenção de riscos ambientais e ocupacionais. Essas atividades não são obrigatórias ao fisioterapeuta e serão desenvolvidas mediante a disponibilidade do profissional especialista.
V. Utilizar recursos de ação isolada ou concomitante de agente cinésio-mecano-terapêutico, termoterapêutico, crioterapêutico, fototerapêutico, eletroterapêutico, sonidoterapêutico entre outros; Empregar abordagem paliativa a pacientes com prognóstico de óbito; Escolher e aplicar recursos das práticas integrativas e complementares à saúde com vistas à melhora da condição de saúde físico funcional da sua cliente/paciente/usuária.
Marque a alternativa CORRETA:
	
I, II e IV.
 Errado	
I, II, III, IV e V. 
	
II,III, IV e V. 
	
II, III, IV e IV.
 Certo	
II, III e IV. 
Respondido em 06/10/2021 23:46:44
Compare com a sua resposta:
 
O estudo urodinâmico é um exame realizado para avaliar o funcionamento da bexiga e esfíncteres da uretra. Quando indicado, esse exame é essencial para o seu médico definir e predizer a resposta ao tratamento que será proposto. Esse exame pode ser decisivo quanto a indicação ou não de um tratamento cirúrgico.
 
O exame consiste na introdução de um pequeno cateter no interior da bexiga. Na maioria das vezes, esse cateter possui dois canais, um que irá aferir a pressão no interior da bexiga e outro que será utilizado para realizar o enchimento vesical com soro fisiológico. Durante o enchimento o seu médico irá solicitar que você diga tudo o que está sentido com relação ao enchimento da bexiga. Após encher a sua bexiga será solicitado que você urine normalmente para esvaziá-la.
 
 Alguns testes podem ser realizados durante o exame, tais como pedir para você tossir, fazer força com a barriga e mudar de posição. O exame geralmente não gera dor, apenas um pequeno desconforto pela passagem do cateter uretral. Um anestésico tópico geralmente é utilizado para diminuir esse incômodo. O exame tem duração de aproximadamente 1 hora.
 
Por ser um estudo bastante complexo, de difícil interpretação e dinâmico, ou seja depende da interação com o examinador, esse exame deve ser realizado unicamente por um médico urologista com experiência.
 
4
 Questão	Acerto: 0,1 / 0,1
Durante o período gestacional ocorrem profundas modificações no organismo materno que visam o desenvolvimento e crescimento do feto. Sabe-se que a fisioterapia é capaz de promover bem-estar, mas é necessário a realização de uma avaliação fisioterápica detalhada para que o melhor tratamento seja prestado. Diante desta prerrogativa, leia as afirmativas a seguir sobre as informações que devem ser coletadas durante a anamnese da gestante e escolha a melhor opção: I. idade gestacional, tipo de atividade física realizada antes de engravidar. II. GPA, estado civil. III. data da última menstruação, data prevista do parto.
	Apenas a opção III é correta.
	Apenas a opção II é correta.
 Certo	As opções I, II e III são corretas.
	Apenas as opções I e III são corretas.
	Apenas a opção I é correta.
Respondido em 06/10/2021 23:54:50
Compare com a sua resposta: O fisioterapeuta poderá perguntar sobre: qual a queixa sexológica atual; quando foi o início da atividade sexual, qual o nível de conhecimento da paciente sobre sexo, qual o grau de satisfação sexual da paciente, qual a orientação sexual da paciente, com qual frequência ela tem intercurso sexual, se a paciente realiza masturbação (ou se apenas assim alcança prazer), se é necessário a paciente fantasiar para alcançar prazer, se existia outra disfunção anterior à queixa atual, se ela realizou tratamento prévio, se a queixa é de ordem relacional, se o parceiro também tem distúrbio sexológico, como a paciente administra sua disfunção sexológica, se a queixa pode ser localizada e identificada, se a queixa é da paciente ou do parceiro.
5
 Questão	Acerto: 0,1 / 0,1
O diagnóstico funcional da gestante, traçado a partir da avaliação fisioterapêutica, é fundamental para se identificar as incapacidades apresentadas e direcionar a abordagem terapêutica de forma individualizada. Sobre a avaliação fisioterapêutica é incorreto dizer:
	
A avaliação neurológica é feita apenas se a gestante apresentar queixas de parestesia, dor irradiada e alteração da força muscular.
	
Uma separação, na linha média do abdome, dos músculos reto-abdominais acima de 3cm é considerada diástase abdominal significativa. 
	
A tensão excessiva do músculo piriforme, frequente na gravidez, pode refletir uma tentativa neuromuscular de estabililzação da articulação sacroilíaca.
 
	
O exame dinâmico da gestante incluia avaliação do movimento de flexão anterior do tronco a partir da postura de pé, visando identificar, dentre outros aspectos, a diminuição de flexibilidade dos músculos flexores plantares.

 Certo	
A avaliação funcional inclui a análise de atividades executadas pela gestante, como, por exemplo, a marcha, que pode ser considerada patológica quando se observa alargamento da base de sustentação.
Respondido em 06/10/2021 23:58:22
Compare com a sua resposta:
A importância da assistência fisioterapêutica envolve pelo aumento da expectativa de vida, aumento da população idosa e consequentemente aumento da necessidade de assitência à saúde.

Continue navegando