A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
QUESTIONÁRIO2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Q1. Quais são os elementos que englobam a hélice tríplice, que representa um conceito relevante da inovação colaborativa?
sindicato, empresa e governo
sindicato, empresa e universidade
empresa, comunidade e globalização
governo, empresa e associações de classe
universidade, empresa e governo
Q2. O Airbnb começou em 2008, quando dois designers que tinham um espaço sobrando hospedaram três viajantes que procuravam um lugar para ficar. Agora, milhões de anfitriões e viajantes optam por criar uma conta gratuita no Airbnb para que possam anunciar seu espaço e reservar acomodações únicas, em qualquer lugar do mundo. Além disso, os anfitriões de experiências do Airbnb compartilham suas paixões e interesses com viajantes e moradores locais. (Fonte: https://www.airbnb.com.br/help/article/2503/o-que-%C3%A9-o-airbnb-e-como-ele-funciona Acesso em 20, jul, 2021).
 
O Airbnb é considerado que tipo de inovação?
De serviço
De mercado
Incremental
De marketing
Radical
· 
Q3. Em alguns países a algumas redes de postos de combustíveis estão utilizando autosserviço, no qual o próprio cliente abastece seu veículo e realiza o pagamento em máquinas de cartão de crédito, sem a necessidade de interação com nenhum funcionário.
O caso acima pode ser considerado que tipo de inovação?
Inovação de Serviços
Inovação de produtos
Inovação de processos
	
Inovação de marketing
Inovação organizacional
· 
Q4. Qual é o modelo que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo reunir entre os seus usuários os profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes?
Parques tecnológicos
Aceleradoras
Coworking
Instituições científicas e tecnológicas 
Programas de Aceleração
· 
Q5. Em relação ao empreendedorismo pode-se afirmar que:
 
I) Empresário e empreendedor são sinônimos;
II) O empreendedor não precisa possuir características como: necessidade de realização, disposição para assumir riscos e autoconfiança;
III) Qualidades de liderança, determinação, foco e inteligência emocional e um faro aguçado para os negócios fazem parte do perfil do empreendedor.
 
É correto o que se afirma em:
I, II e III
I e III, apenas
II e III, apenas
I, apenas
III, apenas
Q6. Existem diversas vantagens em empreender. Uma delas, segundo Maximiano (2011) é possuir liberdade de decisões por não ser subordinado.
 
Porque
Assim o empreendedor não precisa tomar as suas próprias decisões, pois ele na verdade está sempre subordinado a alguém.
* Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Q7. O economista e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, foi reconhecido internacionalmente pelo seu sistema revolucionário de microcrédito — a concessão de pequenos empréstimos a empreendedores muito pobres para poderem pedir empréstimos em bancos tradicionais, o que ajudou milhões de pessoas a escapar da pobreza.
Nascido em 1940 na cidade portuária de Chittagong em Bangladesh, a vida de Yunus é motivada pela sua visão de um mundo sem pobreza. Isso começou em 1976 quando viu cesteiras da vila vivendo na miséria apesar de sua habilidade. Considerados como alto risco para a concessão de crédito, os artesãos viam-se obrigados a pedir dinheiro emprestado a altas taxas de juro para comprar bambu e não obtinham nenhum lucro depois de devolverem o dinheiro às pessoas que lhes emprestavam o dinheiro. Yunus fez um empréstimo de US$ 27, tirados do seu próprio bolso, a um grupo de mulheres que devolveram esses fundos e, pela primeira vez, fizeram um pequeno lucro. Yunus percebeu que por meio de pequenos empréstimos e serviços financeiros, ele poderia ajudar os pobres a libertarem-se da pobreza.
Em 1983, estabeleceu o Grameen Bank (Banco do Povo), baseado na sua convicção de que o crédito é um direito humano fundamental. Em 25 anos, o Banco ergueu-se como a mais importante de uma rede de instituições similares em 100 países, permitindo que milhões de pessoas saíssem da pobreza através da concessão de autonomia econômica individual. O professor Yunus é membro do conselho da Fundação das Nações Unidas e recebedor de vários prêmios internacionais pelos seus esforços humanitários. (Fonte: https://www.unidospelosdireitoshumanos.org.br/voices-for-human-rights/muhammad-yunus.html, acesso 25, dez, 2020)
 
O exemplo acima pode ser considerado qual tipo de empreendedorismo?
Empreendedorismo Corporativo
Empreendedorismo de Start-Up
Empreendedorismo de negócios
Empreendedorismo social 
Empreendedorismo de processo
Q8. É preciso considerar a diversidade para tomada de decisão e nas ações que visem a melhoria da qualidade de vida em sociedade, pois a diversidade está presente de forma evidente em nossa sociedade
Porque
A diversidade inclui todos, não é algo que seja definido por raça ou gênero. Estende-se à idade, história pessoal e corporativa, formação educacional, função e personalidade. Inclui estilo de vida, preferência sexual, origem geográfica, tempo de serviço na organização, status de privilégio ou de não privilégio e administração ou não administração.
* Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Q9. Em relação a ciência, inovação e empreendedorismo pode-se afirmar que:
I) Os três conceitos funcionam como uma engrenagem, ou seja, de forma interrelacionada;
II) Os três conceitos podem ser aplicados apenas na área da tecnologia;
III) Não existe muitas possibilidades abertas para que a Ciência, Inovação e Empreendedorismo trabalhem em prol da sociedade no sentido do crescimento econômico, social e sustentável.
É correto o que se afirma em:
I, II e III
I e III, apenas
II e III, apenas
I, apenas
III, apenas
Q10. Em 2014, 54% da população mundial vivia em áreas urbanas, com projeção de crescimento para 66% em 2050. Em 2030, são estimadas 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Considerando que a pobreza extrema muitas vezes se concentra nestes espaços urbanos, as desigualdades sociais acabam sendo mais acentuadas e a violência se torna uma consequência das discrepâncias no acesso pleno à cidade. Transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Temas intrinsecamente relacionados à urbanização, como mobilidade, gestão de resíduos sólidos e saneamento, bem como o planejamento e aumento de resiliência dos assentamentos humanos, levando em conta as necessidades diferenciadas das áreas rurais, periurbanas e urbanas. (Fonte: Agenda 2030. Acesso em 25, dez, 2020).
 
O conceito acima se refere a qual objetivo sustentável da ONU?
Erradicação da pobreza
Educação de qualidade
Água potável e saneamento
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.