Buscar

Aula4A_Bronzinas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Motores a Combustão
 Departamento de Engenharia Mecânica
BRONZINAS
*
*
*
BRONZINAS
As bronzinas (casquilhos), buchas e arruelas de encosto são peças que visam elevar a eficiência dos motores e prolongar a vida útil dos elementos móveis de maior responsabilidade e custo, como o virabrequim (árvore de manivelas), o berço (alojamento do casquilho) e o eixo de comando de válvulas. 
*
*
*
BRONZINAS
*
*
*
BRONZINAS
Para isso, possuem na face onde há o movimento relativo, um revestimento de material antifricção, que é um metal com boas características de deslizamento, possuindo dureza e ponto de fusão mais baixo que dos componentes móveis.
*
*
*
BRONZINAS
Obtém-se assim uma considerável redução de atrito e ainda se evita que o desgaste se processe sobre a peça móvel do motor, de custo mais elevado e de substituição mais difícil. 
*
*
*
Tipos de bronzinas 
Cada bronzina é projetada levando-se em conta as características do motor e, em conseqüência, surgiram diversos tipos de bronzinas que se diferenciam fundamentalmente no revestimento. 
*
*
*
Tipos de bronzinas
Alumínio (Al) – Alguns motores, como Caterpillar e Volkswagen, usam bronzinas de liga de alumínio que alia a uma boa qualidade antifricção, uma alta resistência à fadiga, permitindo dispensar a capa de aço. 
*
*
*
Tipos de bronzinas
Alumínio com eletrodeposição (ALP) – São bronzinas de alumínio (Al) que recebem ainda uma camada de chumbo-estanho eletro-depositada. 
*
*
*
Tipos de bronzinas
Babbitt (B) – Estas bronzinas possuem a camada antifricção constituída de metal branco, revestindo a chapa de aço. O Babbitt possui ótimas qualidades de deslizamento, de conformabilidade e de absorção de impurezas. 
*
*
*
Tipos de bronzinas
Cobre-Chumbo (C) – Estas bronzinas possuem uma camada de metal vermelho (liga de cobre e chumbo) revestindo a chapa de aço. Esta liga é mais dura que o Babbitt, tendo maior resistência à fadiga, mas não absorve tão bem as impurezas como o Babbitt.
*
*
*
Tipos de bronzinas
Sinterizadas (G) – possuem a camada de liga de cobre e chumbo sinterizada sobre a chapa de aço. 
Na sinterização a liga, em forma de pó, é depositada sobre a tira de aço que passa em seguida por um forno de atmosfera controlada. Em algumas bronzinas deste tipo, a operação final consiste na deposição de uma camada de Babbitt, que confere a bronzina a maioria das boas características do metal branco.
*
*
*
Falhas em bronzinas
Partículas estranhas no óleo
Montagem defeituosa
Lubrificação insuficiente
Sobrecarga mecânica e/ou térmica
Corrosão
*
*
*
Desgaste normal
*
*
*
Corrosão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais