A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E MORAL NA EDUCAÇÃO

Pré-visualização | Página 3 de 3

e assim por diante até abranger a sociedade globalmente.
Participar e comprometer-se com a prática de valores que estimulem os princípios educativos no âmbito escolar exige muito mais do que uma compreensão da realidade. Exige transparência e consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações e seus diálogos vislumbrando uma convivência harmoniosa e ponderada.
O que é preciso considerar, sempre, é que não existem normas acabadas, regras definitivamente consagradas. A moral sofre transformações, principalmente quando submetida à reflexão realizada pela ética. Assim, o papel do educador é promover uma tomada de decisão de consciência, que o resultado em um processo democrático e integrador, voltado ás especificidades e diversidades socioculturais, que se traduza na vontade de fazer cidadania, numa dinâmica de flexibilidade do aprender a pensar, ser, conviver que se apresenta nesse novo cenário pós- moderno.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BOFF, L. Ética e Moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2003.
CARVALHO, L. C. L. M. de. Ética e Cidadania. Disponível em: www.almg.gov.br. Acesso em: 18 de abril de 2019.
GOERGEN, P. Educação Moral: Adestramento ou Reflexão Comunicativa. Edu. Soc. Vol. 22 no. 76. Campinas, Outubro de 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 17 set. 2012.
SAVATER, F. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
THUMS, J. Ética na Educação. Canoas: Ed. da Ulbra, 2003. 
VALLS, A. L. M. Da Ética à Bioética. Petrópolis: RJ: Vozes, 2004. 
VÁZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.
WEBER, O. J. Ética, Educação e Trabalho. Canos, 2010. Disponível em: http://pt.scribd.com. Acesso em 18 de abril de 2019.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.