Buscar

Quais são os direitos do mutuário em um empréstimo mútuo?

💡 2 Respostas

User badge image

Letícia Rocha

Os seus direitos são, basicamente, exigir a restituição da coisa emprestada findo o prazo estipulado. Pode, porém, exigir uma garantia da entrega antes do vencimento se notar que o mutuário sofreu notória mudança em sua situação econômica, de modo que seja arriscado para o seu patrimônio aguardar até o termo final.
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis, havendo de um lado o mutuante (cede a coisa) e do outro o mutuário (recebe a coisa).

Em regra, é um contrato unilateral, real (aperfeiçoa-se com a entrega da coisa), gratuito (exceção ao mútuo feneratício), comutativo, temporário e informal.


Exemplo é o empréstimo de dinheiro.


O mútuo somente pode ter por objeto bens móveis, pois só recai sobre bens fungíveis, e os bens imóveis, em regra, são infungíveis.

Como a coisa é transferida para outrem e este outrem a consome, devolvendo uma nova coisa com o mesmo gênero, mesma qualidade e com a mesma quantidade, é forçoso convir que este contrato é translativo da propriedade, pois transfere o domínio da coisa empresada ao mutuário. Portanto, por conta do mutuário correrão todos os riscos da coisa, desde o momento da tradição.


O art. 590 diz que o mutuante pode exigir do mutuário uma garantia real ou fidejussória, se antes do vencimento do contrato o mutuário sofrer uma notória mutação na sua situação econômica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais