Buscar

Duas importantes correntes filosóficas do século XX foram o personalismo,

Duas importantes correntes filosóficas do século XX foram o personalismo, cujo mais notório expoente é Emmanuel Mounier, e a fenomenologia de vida, inaugurada por Michel Henry. Ambas correntes recolocam o debate de Deus e da religião em suas filosofias.

Sobre essas correntes filosóficas e seus autores, analise as afirmações a seguir e assinale a correta.

A. 

Segundo Mounier, o cristianismo deve se desligar de todas as “desordens” estabelecidas, como partidos, classes dirigentes, estruturas sociais, etc., bem como deve evitar que o mundo perca os valores cristãos.

B. 

A atitude personalista em relação à história é pessimista, pois se fundamenta na aceitação realista diante da realidade social e reconhecimento da possibilidade de desaparecimento da humanidade.

C. 

Para Michel Henry, o ser é a primeira fenomenalização, pois compreende todos entes, de modo que todos os outros conceitos, como vida, nascimento e morte, devem ser abstraídos.

D. 

Para Michel Henry, a filosofia é a fonte original, a primeira teoria transcendental do ser humano, que foi apropriado pelo cristianismo.

E. 

Karol Wojtyla, ou Papa João Paulo II, é um dos principais expoentes da fenomenologia da vida, tendo se apropriado de seus principais conceitos em suas doutrinas na condução de seu papado.


💡 2 Respostas

User badge image

Gnt Hinode


A. 

Segundo Mounier, o cristianismo deve se desligar de todas as “desordens” estabelecidas, como partidos, classes dirigentes, estruturas sociais, etc., bem como deve evitar que o mundo perca os valores cristãos.

Karol Wojtyla, ou Papa João Paulo II, não se ligou à fenomenologia de vida, mas ao personalismo, apropriando-se e adotando diversos fundamentos em seus escritos e na condução de seu papado. Henry afirma que o cristianismo deve ser visto como a fonte original para a compreensão do ser humano, pois ali estaria a primeira teoria transcendental do ser humano. Para Henry, a vida é a primeira fenomenalização e, por isso, é necessário voltar-se a ela antes do que ao ser. A atitude personalista em relação à história é de otimismo trágico: otimismo pela crença de que a verdade está destinada a triunfar e trágico, porque pressupõe a aceitação realista diante da realidade social sobre a qual é necessária a atuação. Para Mounier, o cristianismo deve desempenhar um importante papel de permitir o surgimento de iniciativas com o força liberadora, com vistas à construção de uma sociedade melhor. Para isso, é essencial que o cristianismo se desligue de todas as “desordens” estabelecidas, como partidos, classes dirigentes, estruturas sociais, etc., bem como o mundo perca os valores cristãos.


1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais