Buscar

Qual estágio da cadeia de suplemento?

Respostas

10 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Rubens Andrade

Eficácia e efieciencia
1
Dislike0
User badge image

renan silva

Ta
0
Dislike0
User badge image

Samira Andrade

1 – Gerenciamento reativo da cadeia de suprimentos (Reação)

Nesta fase, o foco é hoje, lutando contra qualquer incêndio que possa surgir diariamente. Existem controles limitados e poucas métricas, com talvez algo como a comparação com o ano anterior sendo a principal referência.

É caracterizada por departamentos autônomos, como vendas e manufatura, direcionando prioridades de logística por meio de processos manuais e sistemas distintos e desconectados. Por exemplo, o departamento de vendas pode receber um pedido de 30.000 unidades e prometer a entrega sem consultar a equipe de logística.

2 – Escala Funcional e Eficiência da cadeia de suprimentos (Antecipação)

O foco nesse estágio é o controle e o orçamento – basicamente “fazer os números”. Geralmente, há também uma estrutura organizacional formalizada e descrições de posição. Em termos de métricas, esse estágio utiliza medidas mais robustas em comparação com orçamentos, análises competitivas e de mercado e um conhecimento mais forte sobre os produtos. Esse estágio também tem medidas de produtividade e coordenação funcional substancial, mas também é marcado por silos organizacionais.

3 – Cadeia de suprimentos integrada (Integrado)

O estágio 3 se concentra na integração interna e no compromisso com o atendimento ao cliente que impulsiona a organização. Há uma ênfase na coordenação inter-funcional. Os incentivos são amplamente utilizados e o processo de melhoria contínua está firmemente entrincheirado na cultura. Em termos de dados, este estágio apresenta bancos de dados e processos integrados, benchmarking, S&OP, MRP, targeting, e um objetivo geral para aspirar à eficácia da cadeia de suprimentos de “classe mundial”. Existe uma extensa coordenação funcional, ou seja, “logística integrada”.

4 – Colaboração estendida através da rede da cadeia de suprimentos (Colaborativo)

Finalmente, no Estágio 4, a organização funcional dá lugar à organização de processos, que busca abordagens inovadoras (melhores práticas) para desenvolver estratégias de terceirização e as utiliza para modelar processos. A visão é de integração com o fornecedor e clientes e o uso de tecnologias de integração avançadas. A organização avançada influencia estratégias e objetivos de fornecedores e clientes para que estejam mais alinhados com os seus próprios.

Conclusão

Seja qual for o tamanho da empresa ou o nível de aspiração de maturidade da cadeia de suprimentos, existem coisas que, com estratégia, organização e cultura de apoio você pode fazer para melhorar a organização da cadeia de suprimentos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina