Buscar

Física

Os métodos utilizados para análise de circuitos complexos abrangerão a análise nodal e a análise de malhas. Embora se possa utilizar qualquer um desses métodos, cada tipo de análise assume propriedades diferenciadas quanto à análise, o que pode facilitar a análise de alguns circuitos em detrimento de outros, por isso se faz necessário conhecer tanto um método como o outro, a fim de que diante de um determinado circuito, você possa tomar a decisão de realizar ou a análise nodal ou a análise de malhas.

Em uma industria de médio porte, em que é fundamental a escolha da análise a ser realizada, o primeiro passo a ser dado seria utilizar um dos métodos (nodal ou malhas), assumindo que os circuitos que serão analisados são lineares bilaterais. A compreensão desse princípio de linearidade bilateral é fundamental para a compreensão de qual método deverá ser utilizado.

Você, como responsável pela parte elérica de uma indústria de médio porte, foi questionado sobre o que significa essa premissa de um circuito ter características lineares bilaterais e por que para a aplicação em uma indústria de médio porte esse conhecimento é fundamental na tomada rápida de decisão, pela utilização do método de análise nodal ou pelo método da análise de malhas? 

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Alexandre Silva de Freitas

Em um indústria de médio porte, a maioria dos projetos é pontual, o que também torna a análise (nodal ou malhas) pontual, logo, entender a palavra linear empregada a um circuito indicará que os componentes utilizados no circuito apresentam características de tensão-corrente que seguem uma linha reta. Já a palavra bilateral indica que os componentes no circuito terão características que independem da direção da corrente por meio do elemento ou da tensão nele.

Por exemplo, ao empregar um resistor em um circuito, emprega-se um componente linear bilateral, logo, o circuito se torna linear bilateral, tendo em vista que a tensão em um resistor é diretamente proporcional à corrente por meio dele, ou seja, tem-se uma linha reta bilateral. Compreendendo esse conhecimento, a tomada de decisão é simplificada, porque conhece-se a natureza dos circuitos que serão trabalhados na prática em uma indústria de porte médio. Essa visão nasce muitas das vezes da prática, do dia a dia na indústria, todavia, quanto mais percepção se adquire sobre os circuitos trabalhados, mais rapidamente consegue-se resolvê-los. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais