Buscar

Instrumento essencial para avanços no

estudo da citologia, os microscópios permitem o estudo de tudo aquilo que não pode ser visto a olho nu. Cada vez ficamos mais íntimos das células e suas estruturas compartimentalizadas, dos mico-organismos que vivem nos mais diversos ambientes, etc.

Observe as sentenças que melhor descrevem a série de eventos que ocorreram na evolução do desenvolvimento dos microscópios que permitiram os avanços no campo da citologia e demais ciências que fazem uso de microscopia.

1- O cientista inglês Robert Hook observou pequenas estruturas em cortiça e as denominou de células, pois estas estruturas lhe parecia como uma pequena cela.

2- Os irmãos holandeses Janssen, fabricantes de óculos, criam um equipamento cilíndrico com lente dupla que permitiu a observação de pequenos objetos em detalhes não vistos diretamente a olho nu.

3- O engenheiro elétrico Max Knoll e o físico alemão Ernest Ruska possibilitaram a observação das estruturas e organelas intracelulares através da invenção do microscópio eletrônico.

4- A primeira observação de materiais biológicos e de micro-organismos foi realizado por Anton Van Leeuwenhoek.