Buscar

comente em 1 parágrafo ou 2 como a(s) Filosofia(s) no século XX tomaram a palavra "metafísica".

A partir do que lemos e comentamos no último tópico do curso, comente em um parágrafo ou dois como a(s) Filosofia(s) no século XX tomaram a palavra "metafísica". Os trechos abaixo ajudam a construir a questão:

 Sobre a “verdade” e a “proposição” lógica:

 

 "A concepção científica do mundo não reconhece nenhum enigma insondável. O esclarecimento dos problemas filosóficos tradicionais conduz a parcialmente desmascará-los como pseudoproblemas e parcialmente transformá-los em problemas empíricos, submetendo-os com isso aos juízos da ciência experimental. A tarefa do filósofo consiste nessas clarificações de problemas e enunciados, não na apresentação de proposições 'filosóficas' especiais. O método dessa clarificação é o da análise lógica". (Manifesto do Círculo de Viena, 1929).

           

“Ficou claro que a proposição só tem sentido e apoio em um todo que a tudo penetra e envolve. Essa totalidade precisa ser determinada de antemão. Quando ocorre na proposição algo como a verdade, então essa também precisa determinar-se a partir desse todo; sim, ainda mais: talvez seja justamente a essência da verdade aquilo que co-determina essa totalidade buscada.” (Heidegger, Introdução a Filosofia [1928], 2009, p. 66).


💡 1 Resposta

User badge image

Denilso Gasparetto

É bom estudar minha fia
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais