Buscar

Quais são os modelos de intervenções da psicologia positiva?

Respostas

19 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Katia Petrocino Coutrim

A psicologia positiva é o estudo das condições e processos que contribuem para o florescimento ou funcionamento ideal de pessoas, grupos e instituições. Vale lembrar aqui que as intervenções da Psicologia Positiva não são um santo remédio para todos os problemas. Muito menos soluções mágicas, que não demandam esforço e energia.

Mas sem dúvida, construir a sua força interior e se tornar mais consciente de quem você é vai ajudar a lidar com mais sabedoria nos momentos de desafios. Aumentar sua autoestima, além de apreciar mais o momento presente e não ficar excessivamente preocupada com o futuro.

2 conceitos sobre Psicologia Positiva

1) PERMAH ou PERMA-H

Primeiramente, o conceito mais famoso quando se fala em Psicologia Positiva é o PERMAH ou PERMA-H. O modelo PERMA (nome original) foi desenvolvido pelo Martin Seligman, considerado o pai da Ciência da Felicidade.

Dessa forma esse modelo representa o conjunto de 6 elementos que são considerados a base da felicidade e bem-estar.

Sendo:

  • P – Positive Emotions ou Emoções Positivas: como seres humanos temos a necessidade de nos sentir bem. Nutrir esperança e nos sentir inspirados com relação a nossa vida. Para que as emoções positivas possam nos apoiar, primeiro precisamos garantir que nossas necessidades básicas sejam atendidas. Lembra da Pirâmide de Maslow?
  • E – Engagement ou Engajamento: esse termo também é conhecido como flow. Que em resumo é esse estado de concentração pleno nas suas atividades. Se sentir engajado é como unimos paixão e compromisso no que assumimos como compromisso.
  • R – Relationships ou Relacionamentos: não sei para você, mas para mim relacionamentos sempre foram algo delicado. É uma parte da nossa vida que mexe com a nossa personalidade e identidade. Por isso sempre relembro você de prestar atenção nas pessoas com quem se relaciona. Conexões positivas, úteis e inspiradoras nos levam a emoções mais positivas. E assim nos permite se expressar sem medo.
  • M – Meaning ou Significado: é muito sobre o meu trabalho e como construir um senso de propósito na vida. Principalmente suas ideias e crenças a seu respeito e a respeito da vida num geral.
  • A – Achievement ou Conquista: se sentir realizada na vida não se trata apenas de atingir sucesso ou vencer de alguma forma. Mas de sentir que estamos progredindo na vida dentro dos nossos próprios termos.
  • H – Health ou Saúde: por fim, esse último conceito foi adicionado ao PERMA nos últimos anos. Pois se sentir feliz sem se sentir saudável perdia o sentido.

2) SPIRE

Em segundo lugar, o modelo SPIRE também tem a proposta de estimular felicidade e bem-estar em nossas vidas. Esse conceito foi criado por Tal Ben-Shahar e Megan McDonough. É uma filosofia de vida que nos ensina ser saudáveis e felizes.

Esse considera nós seres humanos como um ser integral: Espiritual, Físico, Intelectual, Relacional e Emocional. Então é hora de compreender em detalhes o que o modelo SPIRE significa:

  • S – Spiritual ou Espiritual: não tem ligação com religião, mas de encontrar um sentido e propósito na vida. Se conectar a sua natureza e essência.
  • P – Physical ou Físico: o cuidado com o seu corpo, a prática de exercícios, alimentação, etc. Sem dúvida isso faz diferença para o nosso bem-estar.
  • I – Intellectual ou Intelectual: o estímulo à nossa mente através do aprendizado e criatividade. Isso pode acontecer por leituras, música, artes e tudo que conecta ao conhecimento e autoconhecimento.
  • R – Relational ou Relacional: novamente construir e nutrir relacionamentos saudáveis e fortalecem o senso de pertencimento.
  • E – Emotional ou Emocional: desenvolver equilíbrio e controle de nossas emoções


Agora que você tem todo um contexto sobre Psicologia Positiva e suas intervenções, vamos ao que interessa:

1- Mindfulness:

Atenção plena realmente ajuda a diminuir a sobrecarga no dia a dia se você vive no piloto automático. E quando você diminui os níveis de estresse, seu corpo começa a produzir os hormônios da felicidade. Creio que você já deve ter ouvido falar neles: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.

Práticas de mindfulness são meditações guiadas, respiração consciente, uso integral dos sentidos, etc. Aqui no blog já compartilhei pequenas práticas que você pode implementar na sua rotina.

2- Exercícios de Gratidão:

Expressar gratidão é completamente diferente de ser educado. É você contar suas bençãos e pequenos presentes do dia a dia e reconhecer a importância deles em sua vida.

Você pode usar o potinho da gratidão, o diário da gratidão, bilhetes de com elogios a si mesmo. Eu gosto de escrever cartas ou e-mails a pessoas que fizeram a diferença na minha vida, por exemplo.

É totalmente opcional enviar a carta ou e-mail, você pode simplesmente escrever para você. Esse processo no entanto, te ajuda reconhecer e apreciar a sua tribo.

3- Assessments:

Nas minhas sessões de coaching de vida gosto de trazer avaliações para identificar os pontos fortes de personalidade. Bem como identificar seu nível de funcionamento, satisfação com a vida ou escala de esperança por exemplo. Varia muito de acordo com a dinâmica das sessões. Esses são mais restritos e dependem de alguém para facilitar esse processo.

4- Visualizações:

Essa técnica te ajuda a se projetar para o futuro e incentiva a criar a vida que você quer viver. As experiências que espera realizar, lugares que gostaria de conhecer.

Você pode fazer essa prática durante a meditação. Para se concentrar no futuro não adianta ficar no meio da bagunça e barulho. Invista cerca de 10 a 20 minutos para ser eficiente.

5- Afirmações Positivas:

Confesso que eu curtia esse negócio de ficar afirmando sentenças positivas. Muito clichê!

Mas resolvi testar depois de compreender que nossa mente subconsciente guarda muito lixo emocional, traumas e medos. Então, podemos transformar isso reprogramando nossa mente através das afirmações positivas.

Tem sido uma experiência bem rica, toda manhã eu pego minha lista de afirmações e falo em voz alta. Enquanto escuto algum mantra para eliminar distrações.

6- Calendário de Práticas Positivas:

Sem dúvida se o seu problema for disciplina, essa é uma intervenção prática e simples. Basta seguir o calendário e fazer o exercício proposto.

O bacana dessa prática é que você mesmo pode acompanhar seu progresso. Anotando o que sentiu no seu caderno da gratidão quando fez o exercício.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina