Buscar

Avaliação Unopar

As alterações no conceito de alfabetização nos censos demográficos, ao longo das décadas, permitem identificar uma progressiva extensão desse conceito. A partir do conceito de alfabetizado, que vigorou até o Censo de 1940, como aquele que declarasse saber ler e escrever, o que era interpretado como capacidade de escrever o próprio nome; passando pelo conceito de alfabetizado como aquele capaz de ler e escrever um bilhete simples, ou seja, capaz de não só saber ler e escrever, mas de já exercer uma prática de leitura e escrita, ainda que bastante trivial, adotado a partir do Censo de 1950; até o momento atual, em que os resultados do Censo têm sido frequentemente apresentados, sobretudo nos casos das Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios (PNAD), pelo critério de anos de escolarização, em função dos quais se caracteriza o nível de alfabetização funcional da população, ficando implícito nesse critério que, após alguns anos de aprendizagem escolar, o indivíduo terá não só aprendido a ler e escrever, mas também a fazer uso da leitura e da escrita, verifica-se uma progressiva, embora cautelosa, extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento: do saber ler e escrever em direção ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita.


 


A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.


 


I. Letramento e alfabetização são conceitos que desde sempre andaram juntos, sendo considerados sinônimos, ou seja, ambos se referem ao processo de leitura e escrita, seja da mais simples - como saber escrever o próprio nome - até as mais complexas, como entender as funções sociais da leitura e da escrita.


II. Letramento e alfabetização não são sinônimos, pois alfabetização se refere ao processo de aprender um código para a leitura e a escrita (no caso o alfabeto), enquanto o letramento se refere em saber fazer uso desse processo de leitura e de escrita, entendendo as funções sociais de cada um. Em muitos momentos, os dois processos se cruzam, porém não são sinônimos.


III. Atualmente existe a preocupação não só com o analfabetismo, mas também com o chamado analfabetismo funcional, ou seja, aquele em que a pessoa conhece o código para ler e escrever, porém não sabe fazer uso funcional desse código. Ou seja, há uma preocupação com o letramento, já que o sujeito sabe ler e escrever, mas não é capaz de fazer uso desses processos.


Agora, assinale a alternativa correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Patricia Gouveia

Alternativas:

  • a) Somente a afirmativa I é correta.
  • b) Somente a afirmativa II é correta.
  • c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • d)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.Alternativa assinalada


Corrigido AVA 2022

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais