Buscar

Quais as principais células na resposta imune contra vírus?

Matéria: Imunologia

💡 2 Respostas

User badge image

Roberta Mendes

A resposta imune contra o vírus inicia-se durante a fase de replicação do material genético e expressão das proteínas virais. As células infectadas produzem uma citocina chamada interferon alfa (do tipo 1) que tem atividade antiviral.


Os vírus, também são processados pelo sistema imune, não em vesículas, mas em estruturas especiais chamadas proteosomas. Os proteosomas fragmentam o vírus em peptídeos que são transportados para o retículo endoplasmático por proteínas associadas ao transporte 1 e 2 (TAP 1 e TAP 2 do inglês, Transport Associate Protein 1 and 2). As moléculas do MHC de classe I também se reúnem dentro do retículo endoplasmático rugoso. As moléculas do MHC de classe I se ligam aos peptídeos do vírus e migram para a superfície celular.


Os linfócitos T CD8 reconhecem as moléculas da classe I, que agora contêm fragmentos de vírus, e ligam-se a elas. Quando a conexão se completa, um sinal enviado através da membrana celular que desencadeia a ativação destes linfócitos T antígenos específicos. A maioria destas células se converte em células T killer ou citotóxicas.


Contudo, diferentemente das células NK (natural killer), as células T citotóxicas só matam as células infectadas com o vírus, em particular, que estimulou a sua ativação. Por exemplo, as células T citotóxicas ajudam a combater o vírus da gripe. A razão pela qual a maioria das pessoas necessita de 7 a 10 dias para recuperar da gripe deriva de ser esse o tempo que demora a gerar células T citotóxicas especialmente concebidas para combater o vírus que causa a referida doença.


Quando o vírus é fagocitado pelo macrófago é processado em vesículas fagocíticas. Os peptídeos, fragmentos do vírus, se ligam ao MHC de classe II e são apresentados para linfócitos Th CD4.


O primeiro anticorpo produzido é a da classe IgM, que aparece no início da infecção. Aparece no início da infecção e tem função de neutralizar o vírus causador da infecção. A IgM percorre a circulação para ligar-se ao vírus específico. Assim, procura impedir a disseminação da infecção.


O segundo anticorpo que aparece é a IgG, ainda mais específico, menor que a IgM passa do vaso sanguíneo para o tecido infectado para neutralizar o vírus no foco inflamatório, porém não consegue atuar nas mucosas. Aparece cerca de 12 dias após o início da infecção.


https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/resposta-imune-as-infeccoes-virais/40896

1
Dislike0
User badge image

Lais Pereira

Na fase inicial das infecções virais, o controle dessas infecções é feito pelos interferons tipo I (IFN-a e IFN-b), pelos macrófagos e pelas células NK.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais