Buscar

pf me ajudem OA2 Internet das Coisas (IOT) FAM - Questão: 5

A Internet das Coisas (IoT) é o termo utilizado para se referir à comunicação entre máquinas e objetos ligados pela internet, apresenta em sua estrutura diversas tecnologias para o transporte e gerenciamento de grande volume de dados.

A IoT apresenta inúmeras aplicações voltadas à automação residencial, porém a tecnologia se estende a questões de ambiente e de negócios, com soluções para aumento de produtividade, diminuição dos custos de produção e para a logística de controle de estoques e cidades inteligentes.

 

Observe a figura abaixo que demonstra a interligação de aplicação da IoT possível em cidades:

 

 

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta



Apesar de a Internet das Coisas oferecer recursos importantes para automação de setores da economia, muitas aplicações não podem ser desenvolvidas por demandarem alto custo e por haver incapacidades técnicas para o seu desenvolvimento. Um exemplo de recurso inviável é o de lâmpadas inteligentes, por ser caro demais.


Uma aplicação muito interessante da IoT é a Indústria 4.0, que consiste em equipar uma casa com vários dispositivos para o controle e monitoramento remoto. Na automação residencial, é possível, por exemplo, controlar todo o sistema de iluminação por meio de um smartphone, com a IoT.


As cidades inteligentes apresentam recursos importantes voltados à saúde da população. Com o uso de smartphones, é possível monitorar as pessoas em relação ao controle de temperatura, oxigenação, glicose e pressão arterial. Caso uma pessoa precise de atendimento, o plano de saúde realiza o agendamento on-line do paciente para uma consulta médica de acordo com a disponibilidade dos hospitais cadastrados.


Aplicações em prédios inteligentes procuram resolver problemas voltados ao acesso à Internet em apartamentos dos seus condomínios, no entanto prejudicam a respiração de seus visitantes. São utilizados pontos de acesso e medidores de frequências de sinal para disparar mensagens a todos os moradores caso o sinal permaneça com baixa frequência.


Aplicações de IoT relacionadas a gestão de resíduos, monitoramento de ruído, controle de tráfego, estacionamento inteligente, monitoramento da qualidade do ar, salubridade de edifícios públicos e iluminação inteligente podem ser relacionadas a cidades inteligentes.

💡 2 Respostas

User badge image

João Paulo

Resposta correta:


Aplicações de IoT relacionadas a gestão de resíduos, monitoramento de ruído, controle de tráfego, estacionamento inteligente, monitoramento da qualidade do ar, salubridade de edifícios públicos e iluminação inteligente podem ser relacionadas a cidades inteligentes.



2
Dislike0
User badge image

Eder Secco

F

F

F

V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais