Buscar

Termodimânica

Um recipiente rígido, com a capacidade volumétrica V=0.6m³ é colocado sobre um sistema de aquecimento. Inicialmente, contendo uma mistura bifásica saturada de água e vapor a uma temperatura T1=100°C, com um Título igual a 45%. Após aquecido, a pressão no recipiente chega a P2= 1,5bar.

Indique os estados inicial e final no diagrama de fases T – v, e determine:

a) a temperatura em ºC, em cada estado.

b) a massa de vapor presente em cada estado, em kg.

c) se o aquecimento continuar, determine a pressão, em bar, quando o recipiente contiver somente vapor.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos lá! Vou te ajudar com as respostas para cada parte do problema: a) Para determinar a temperatura em cada estado, precisamos utilizar o diagrama de fases T-v da água. No estado inicial, temos uma mistura bifásica saturada de água e vapor a uma temperatura de 100°C. Já no estado final, a pressão chega a 1,5 bar. Com essas informações, podemos traçar uma linha reta no diagrama de fases, partindo do estado inicial até a pressão final de 1,5 bar. A interseção dessa linha com a curva de saturação nos dará a temperatura em cada estado. b) Para determinar a massa de vapor presente em cada estado, precisamos utilizar a fórmula do título de vapor (x). O título de vapor é a razão entre a massa de vapor e a massa total da mistura. No estado inicial, o título é igual a 45%, o que significa que 45% da massa total é vapor. No estado final, como a pressão aumentou, a quantidade de vapor também aumenta. Portanto, a massa de vapor presente no estado final será maior do que no estado inicial. c) Para determinar a pressão quando o recipiente contiver somente vapor, precisamos encontrar o ponto crítico no diagrama de fases T-v da água. O ponto crítico é o ponto em que não há mais distinção entre as fases líquida e vapor. Nesse ponto, a pressão é chamada de pressão crítica. Portanto, quando o recipiente contiver somente vapor, a pressão será igual à pressão crítica da água. Lembre-se de utilizar as propriedades termodinâmicas da água para realizar os cálculos necessários.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais