Buscar

Como tratar nutricionalmente paciente com ELA?

Respostas

User badge image

Santos

A avaliação do estado nutricional é item fundamental para a prescrição dietética. O profissional nutricionista deve atentar-se à história clínica, alimentar, avaliação bioquímica e análise de medidas antropométricas. Essa última, com ênfase na medida de circunferência do braço e dobra cutânea tricipital aliadas à análise da circunferência muscular do braço, área muscular do braço e área gordurosa do braço, todas elas guardam estreita relação com a evolução da doença e, por isso, necessitam de maior atenção. Ainda, há de se considerar a porcentagem de perda de peso e o IMC como parâmetros do estado nutricional. Toda a avaliação antropométrica deve ser realizada a cada consulta.

As características gerais da dieta orientada devem incluir: maior fracionamento, evitando períodos de jejum prolongado, dieta hipercalórica, hiperproteica, normo a hiperlipídica, rica em fibras, com adequada oferta hídrica e de consistência ideal frente a disfagia apresentada.

As necessidades protéicas na ELA estão aumentadas e, por isso, a ingestão de alimentos fonte de proteína de alto valor biológico deve ser priorizada, contemplando cerca de 70% da ingestão total de proteína do dia. Vale advertir que o uso de módulo de proteínas com finalidades esportivas é contra-indicado no tratamento nutricional da ELA. Os aminoácidos de cadeia ramificada, usualmente presente nesses produtos, podem acelerar a evolução da doença provavelmente devido a estes serem precursores do glutamato.

A ingestão dietética de gordura na ELA merece destaque. Há evidências de que a dislipidemia exerce um fator protetor para a evolução da doença em mais de 12 meses na sobrevida destes doentes. Desse modo, tratamentos sugeridos no controle dislipidêmico, incluindo medidas dietéticas, podem interferir negativamente na progressão da doença.

Quanto aos micronutrientes, há um interesse crescente no papel destes na patogênese e progressão da ELA. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes e carotenóides parece associar-se positivamente com a evolução da doença demonstrando melhora da função motora e respiratória.


0
Dislike0
User badge image

Daiane rosa

avaliação do estado nutricional é item fundamental para a prescrição dietética. O profissional nutricionista deve atentar-se à história clínica, alimentar, avaliação bioquímica e análise de medidas antropométricas. Essa última, com ênfase na medida de circunferência do braço e dobra cutânea tricipital aliadas à análise da circunferência muscular do braço, área muscular do braço e área gordurosa do braço, todas elas guardam estreita relação com a evolução da doença e, por isso, necessitam de maior atenção. Ainda, há de se considerar a porcentagem de perda de peso e o IMC como parâmetros do estado nutricional. Toda a avaliação antropométrica deve ser realizada a cada consulta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina