Buscar

Quais são os músculos da mímica ou expressão facial? Escreva a função de cada um deles.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Músculos da mímica são músculos delgados cutâneos que de um modo geral se originam ou da fáscia ou dos ossos da face e se fixam a derme.

  1. Músculo Frontal ou Epicrânio, quando contraído, forma as rugas horizontais na testa.
  2. Músculo Corrugador do Supercílio, puxa a sobrancelha para baixo e para o meio, produzindo as rugas verticais na testa.
  3. Músculo Prócero, atua sobre o movimento dos supercílios e da fronte, produzindo rugas no dorso do nariz e na fronte. Também reduz o ofuscamento da luz solar, franze as sobrancelhas e atua na expressão de concentração. 
  4. Músculo Orbicular dos Olhos, dito também orbicular das pálpebras, está disposto em anel ao redor dos olhos, determina o fechamento das pálpebras através de suas contrações e intervindo na distribuição das lágrimas.
  5. Músculo Nasal, responsável também pelo movimento do nariz (asa do nariz) e expressão facial da emoção e estado de esforço. 
  6. Músculo Levantador da Asa do Nariz, é o movimento do cheiro ruim. Responsável pela exposição da gengiva quando a causa da mesma é em tecidos moles, aumenta o sulco nasolabial, rugas no nariz, bolsa abaixo dos olhos e rugas periorbiculares (pés de galinha).
  7. Músculo Levantador do Lábio Superior, levanta o lábio superior, o que dá ao rosto uma expressão de desgosto. Ele deixa imóveis os ângulos da boca enquanto dilata as narinas como na ação de cheirar.
  8. Músculo Zigomático Menor, eleva o lábio superior, expondo os dentes durante o sorriso.
  9. Músculo Zigomático Maior, retrai e eleva o ângulo da boca no ato de rir.
  10. Músculo Risório, puxa o ângulo da boca para trás.
  11. Músculo Levantador do ângulo da Boca
  12. Músculo Bucinador, movimenta a bochecha, assovia, assopra e mantém os alimentos entre os dentes no momento da mastigação.
  13. Músculo Orbicular da Boca, é responsável por estreitar a cavidade da boca, aproximar os lábios, assoviar e assoprar.
  14. Músculo Platisma, traciona o lábio inferior e o ângulo bucal, abrindo parcialmente a boca, como em uma expressão de horror.
  15. Músculo Depressor do ângulo da Boca, atua sobre o movimento de depressão do ângulo da boca, expressando por exemplo tristeza.
  16. Músculo Depressor do Lábio Inferior, puxa para baixo e para fora o lábio inferior, dando à boca uma expressão de desgosto.
  17. Músculo Mentoniano ou Mentual, eleva e desloca para frente o lábio inferior.
1
Dislike0
User badge image

luana

Boca Músculos: orbicular da boca, bucinador, elevador do lábio superior, depressor do lábio inferior, elevador do lábio superior e da asa do nariz, mentoniano, risório, elevador do ângulo da boca, depressor do ângulo da boca e zigomáticos maior e menor.NarizMúsculos: nasal e prócero.

Pálpebra Músculos: orbicular do olho, depressor do supercílio e corrugador do supercílio.

Crânio e pescoço Músculos: platisma e musculatura epicraniana.

Ouvido externo Músculos: auriculares anterior, superior e posterior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais