Buscar

Quais 2 tipos básicos de arranjos das fibras encontrados nos músculos?

💡 11 Respostas

User badge image

Ana Rita Nogueira Pereira

São três variedades de tecido muscular existentes no corpo humano, são: o músculo liso, o músculo cardíaco e o músculo estriado esquelético; sendo que o músculo esquelético é o que está presente em maior quantidade.


Já as fibras são divididas em:

Tipo I: ou fibras oxidativas, tem uma a elevada concentração de capilares cria uma elevada superfície de intercâmbios gasosos e metabólicos durante o exercício. Possuem então maior concentração de mioglobina, proteína que fixa o oxigénio imediatamente disponível, e atua como um reservatório quando o sangue não disponibiliza quantidades adequadas do mesmo, reforçando a capacidade da célula para efetuar o metabolismo aeróbio. Neste tipo de fibras a velocidade de propagação do impulso nervoso é relativamente baixa, tornando o axónio de pequeno calibre com um baixo nível de excitação. As fibras musculares do tipo I são especializadas na produção de energia para a contração muscular contínua, através da oxidação dos substratos. Contraem-se mais lentamente, apresentam maior resistência à fadiga.

Tipo II: são caracterizadas por possuir uma maior quantidade de miofibrilhas e uma maior concentração de glicogênio. Existe um menor desenvolvimento capilar assim como uma menor percentagem de mitocôndrias, predominando então o metabolismo glicolítico ou anaeróbio, sendo as concentrações de ATPase e fosforilase elevadas. Este tipo de fibras menos resistentes e portanto entram rapidamente em situação de fadiga do que as fibras do tipo I. Ainda há uma divisão em dois subgrupos de fibras do tipo II, dividindo-se em fibras do tipo lIa, ou fibras intermédias e fibras do tipo IIbou fibras de contracção rápida.

Tipo de transição: o sentido das fibras do tipo c,  representam uma forma de transição entre as fibras de contração lenta e as fibras de contração rápida. Este tipo de fibras pode ser encontrada nos atletas de alto rendimento em fibras que não estavam totalmente diferenciadas ou nos recém-nascidos, apenas alguns dias após a nascença.


2
Dislike0
User badge image

Fernanda L.

Segundo Hamill e Knutzen (1999), existem dois tipos básicos de arranjos de fibras encontrados nos músculos: 1) Os músculos fusiformes; 2) Os músculos peniformes (que classificam-se em unipenados, bipenados e multipenados).

1
Dislike0
User badge image

Filipe Alencar

Lisa e estriada
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais