Buscar

Sua missão é convencê-lo, através de um parecer jurídico, a agir de acordo com as orientações do CDC no que diz respeito aos Direitos

Sua missão é convencê-lo, através de um parecer jurídico, a agir de acordo com as orientações do CDC no que diz respeito aos Direitos Básicos do Consumidor, fundamentando com fontes legais, de doutrina e jurisprudências.

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Paula da Cruz Magalhães

Parecer jurídico, cliente “X”.

Dos fatos:

O cliente “ X “, pretende lançar produto no mercado, para tanto, precisará respeitar o CDC, e não praticar a propaganda enganosa em seu plano de marketing do produto que será lançado no mercado. A vedação das informações inverídicas sobre as funcionalidades do produto viola direitos do consumidor e poderá trazer prejuízos ao cliente e ao próprio produto.

 

Fundamentação

Na sociedade de consumo, a publicidade tem grande poder na decisão das pessoas. Ao planejar promoções de um determinado produto, é importante fornecer informações claras e verdadeiras, pois a lei protege os consumidores de qualquer publicidade enganosa ou abusiva. Todos e quaisquer anúncios de produtos ou serviços são vinculativos ao item, o que significa que, o fornecedor do produto anunciado deve cumprir com o prometido na propaganda/campanha de marketing, visto que está induzindo o consumidor a adquirir o produto pelas promessas do que o mesmo faz. Se o fornecedor não cumprir sua promessa, ele será responsabilizado por isso.

A luz do artigo 6º, inciso IV, do CDC, temos: São direitos básicos do consumidor:

IV - A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; e ainda no seu artigo 35 orienta: Art. 35: Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, à apresentação ou à publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada e a perdas e danos. Aqui deverão constar jurisprudências.

Conclusão

Em face de todo o exposto acima, concluímos que todas as precauções e cuidados são necessários para a elaboração do plano de marketing, no intuito de uma abordagem correta para não violar direitos do consumidor e como consequências ser punido por tal ato.

local, 11 de setembro de 2022.

nome

Advogada- OAB (xxxxx) MT

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais