Buscar

DESAFIO Farmacoepidemiologia e Semiologia

Desafio

Para avaliar os sinais e sintomas que se referem a problemas nutricionais, o profissional de saúde realizará a anamnese nutricional (para investigar os sintomas) e o exame físico (investigar os sinais).

O exame clínico nutricional consiste em avaliar as alterações manifestadas nos tecidos do paciente ou a evolução de patologias já existentes. Tais alterações podem estar associadas tanto à deficiência de nutrientes como ao excesso. Pela aplicação da semiologia nutricional, busca-se identificar os sinais e sintomas de carência ou excesso de nutrientes e sua correlação com os hábitos alimentares do indivíduo.

Você faz parte de um ambulatório que avalia pacientes nos dois extremos nutricionais: o da desnutrição crônica e o da obesidade. Você precisa realizar a avaliação nutricional desses pacientes. Indique pelo menos duas ferramentas de avaliação nutricional de sua escolha para avaliar os pacientes desnutridos e os obesos e defina as vantagens e limitações dos métodos escolhidos.

Padrão de resposta esperado

Poderá ser desenvolvido mais de um raciocínio, mas a resposta dada deverá ser semelhante ao descrito a seguir.

1. Avaliação bioquímica do estado nutricional: apresenta como vantagens a confirmação das deficiências nutricionais e a identificação precoce de problemas nutricionais antes que qualquer sinal e/ou sintoma clínico nutricional de deficiência. Porém, seu uso fica limitado pela interação com outros fatores, devendo sempre ser feita em associação a outros métodos.

2. Exame físico da massa muscular: pode detectar modificações da musculatura resultantes da desnutrição. Há mais de uma forma de avaliar a massa muscular, o que facilita a avaliação de pacientes acamados. A avaliação antropométrica da massa muscular apresenta algumas limitações importantes, como a presença de edema e a falta de tabelas específicas para a população brasileira.


1. Semiologia cardiovascular: os sinais e sintomas das doenças cardiovasculares podem se originar no coração ou se manifestar em outros órgãos afetados pelo mau funcionamento do coração, tais como pulmões, rins e cérebro. A semiologia cardiovascular permite identificar hipóteses diagnósticas e fatores de risco para doenças cardiovasculares, como o acúmulo de gordura abdominal. Como limitação, a avaliação semiológica do sistema cardiovascular deve ser realizada a partir de dados obtidos na anamnese do paciente, no exame físico e a partir de outros recursos diagnósticos.

2. Avaliação antropométrica: as medidas antropométricas permitirão o acompanhamento do paciente. Uma das limitações do IMC é que ele não diferencia massa magra e massa gorda, mas é um método bem simples e de fácil utilização.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais