Buscar

FARMACOEPIDEMIOLOGIA DESAFIO

Desafio

Um homem de 43 anos procura auxílio médico queixando-se de fadiga e alterações no humor. Está perdendo interesse pelo seu trabalho e tem se preocupado com sentimento de culpa, falta de valor e desesperança.

Sua história clínica inclui uso de medicamentos analgésicos, tramadol e meperidina para controle de dor cervical crônica em decorrência de um acidente automobilístico. Além dos sintomas depressivos, o paciente se queixa de dores musculares. Toma hidroclorotiazida e propranolol para a hipertensão.

O paciente é diagnosticado com depressão maior e, além de o médico encaminhá-lo para psicoterapia, prescreve-lhe fluoxetina. Após seis semanas de tratamento com esse fármaco, os sintomas do paciente desapareceram. Contudo, ele reclama de disfunção sexual.

a) Considerando os efeitos adversos da fluoxetina na função sexual do paciente, qual antidepressivo deve ser útil?

b) Quais outros antidepressivos estariam contraindicados nesse caso?

c) Qual a vantagem farmacológica do uso da fluoxetina quando comparada ao uso da amitriptilina, um antidepressivo tricíclico?

Padrão de resposta esperado

a) A mirtazapina exerce efeito antidepressivo através do aumento da neurotransmissão monoaminérgica por meio do bloqueio dos receptores 5HT2 e do bloqueio de receptores alfa-2 pré-sinápticos. É isenta de efeitos adversos na função sexual, sendo alternativa terapêutica no tratamento da depressão. Outro fármaco alternativo é a bupropiona.

b) Fluvoxamina, sertralina e citalopram, semelhantes à fluoxetina, são inibidores seletivos da recaptação de serotonina e também estão relacionados a disfunções sexuais, como perda da libido e retardo na ejaculação.

c) As vantagens farmacológicas do uso da fluoxetina (ISRS), quando comparada ao uso da amitriptilina (antidepressivo tricíclico), está principalmente na ausência de efeitos adversos cardiovasculares e autonômicos periféricos, tais como boca seca, visão turva e retenção urinária. Além disso, ao contrário dos antidepressivos tricíclicos (ADTs), que têm múltiplos efeitos graves e potencialmente fatais em uma superdose, os ISRSs têm relativamente poucos efeitos tóxicos graves e um potencial muito baixo de fatalidade em uma superdose.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Considerando os efeitos adversos da fluoxetina na função sexual do paciente, qual antidepressivo deve ser útil? A mirtazapina exerce efeito antidepressivo através do aumento da neurotransmissão monoaminérgica por meio do bloqueio dos receptores 5HT2 e do bloqueio de receptores alfa-2 pré-sinápticos. É isenta de efeitos adversos na função sexual, sendo alternativa terapêutica no tratamento da depressão. Outro fármaco alternativo é a bupropiona. b) Quais outros antidepressivos estariam contraindicados nesse caso? Fluvoxamina, sertralina e citalopram, semelhantes à fluoxetina, são inibidores seletivos da recaptação de serotonina e também estão relacionados a disfunções sexuais, como perda da libido e retardo na ejaculação. c) Qual a vantagem farmacológica do uso da fluoxetina quando comparada ao uso da amitriptilina, um antidepressivo tricíclico? As vantagens farmacológicas do uso da fluoxetina (ISRS), quando comparada ao uso da amitriptilina (antidepressivo tricíclico), está principalmente na ausência de efeitos adversos cardiovasculares e autonômicos periféricos, tais como boca seca, visão turva e retenção urinária. Além disso, ao contrário dos antidepressivos tricíclicos (ADTs), que têm múltiplos efeitos graves e potencialmente fatais em uma superdose, os ISRSs têm relativamente poucos efeitos tóxicos graves e um potencial muito baixo de fatalidade em uma superdose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais