Buscar

economia

“A liberalização pode ser definida em termos genéricos com maior acesso a mercados por novos produtores, em geral, privados. A liberalização frequentemente implica na busca da introdução de algum grau de concorrência, de modo que são produzidas alterações na estrutura e dinâmica dos mercados afetados.”

Fonte: COUTINHO, D. R. Direito e Economia Política na Regulação de Serviços Públicos. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 7.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Economia e Direito, pode-se afirmar que a liberalização dos mercados:

  1. trata da produção autossuficiente destinada ao consumo local, com regulação das suas atividades e elevada interferência do Estado.
  2. trata do processo de reinvestimento dos juros obtidos de uma aplicação financeira de forma periódica, aliada a uma centralização das atividades no Estado.
  3. trata da maximização do lucro, aliado ao atendimento das necessidades sociais de um país e elevada interferência do Estado.
  4. trata do processo de elevação do nível de comercialização e finanças no âmbito internacional paralelamente ao movimento de retração da atividade econômica executada pelo Estado.
  5. trata da diferença entre o valor real e o nominal de um ativo em uma operação financeira em conjunto com uma maior participação do mercado.