Buscar

Av1 - Bioquímica Aplicada À Saúde

2)

A hemoglobina é uma proteína encontrada nos eritrócitos, responsável pelo transporte de gás oxigênio e gás carbônico no sangue. Essa proteína é essencial para disponibilizar o oxigênio para as necessidades metabólicas das células. Estruturalmente, a proteína é composta por 4 cadeias polipeptídicas, cada uma associada a um grupo heme. O grupo heme é composto pela protoporfirina, uma molécula orgânica, e pelo íon ferroso. Os eritrócitos têm vida curta, sendo removidos da circulação pelos macrófagos do baço e do fígado. Nos macrófagos, a hemoglobina é degradada, sendo reaproveitados os aminoácidos e o ferro. A protoporfirina não é reaproveitada, precisando ser convertida, após várias reações químicas, em metabólito solúvel em água que possa ser eliminado pelo organismo.

 

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

 

I. O gás oxigênio, sendo uma molécula apolar, não se dissolve bem no meio aquoso do plasma, visto que água é uma molécula polar. Por isso, é fundamental a presença da hemoglobina que interage com o oxigênio e permite a sua oferta às células do organismo.

II. A protoporfirina é convertida em bilirrubina nos macrófagos. Em seguida, é transportada pela albumina no sangue até os hepatócitos, onde será conjugada com duas moléculas de ácido glicurônico. Assim, a bilirrubina se torna solúvel em água para ser excretada pela bile.

III. O grupo heme, associado a cada cadeia polipeptídica da hemoglobina, não é fundamental para a interação com o gás oxigênio. Pois, o oxigênio interage com as globinas, as cadeias polipeptídicas, por meio de ligações de van der Waals.

IV. A forma ferrosa do ferro tem grande afinidade pelo oxigênio, enquanto a forma férrica não tem afinidade. A protoporfirina é uma molécula orgânica que envolve o ferro e impede a oxidação do íon ferroso a íon férrico, mantendo a função do ferro no transporte de oxigênio.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a)
  • II, III e IV, apenas.
  • b)
  • I, III e IV, apenas.
  • c)
  • I, II e III, apenas.
  • d)
  • I, II e IV, apenas.
  • Alternativa assinalada
  • e)
  • I, II, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

FLORENCE UNOPAR

Resposta correta E

Mas cuidado, o portal pode mudar as ordem das respostas!!!

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais