Buscar

LinGuÍstiCA ApLiCADA À LÍnGuA portuGuesA

A escola tem papel central no acesso dos estudantes a textos das mais diversas esferas sociais. Por isso, buscamos desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, atividades que visem um uso mais eficaz da linguagem, apontando para formas de uso que vão além das ações triviais de comunicação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O ensino do texto como pretexto para a gramática é resultado das propostas pedagógicas voltadas aos gêneros discursivos na escola, já que a unidade de ensino de língua portuguesa é a gramática prescritiva por excelência. II- Os gêneros discursivos são elementos didáticos em sala de aula, que precisam compor propostas pedagógicas mais flexíveis e criativas, que repensem continuamente a linguagem, seus usos e os modos de aprendizagem da realidade contemporânea. III- A abordagem pedagógica de ensino de gêneros discursivos, sob a luz da linguística aplicada, reduz o texto a formas estanques de enfoque didático.

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

: Nessa autoatividade espera-se que o acadêmico perceba a importância do conceito de adequação/inadequação da linguagem ao contexto interacional, proposto pela Linguística, que também implica em se pensar uma escola que prepare o educando para usar as variedades da língua de acordo com a situação concreta de uso, desfazendo a ideia de que existe apenas uma maneira correta de expressão, que seria aquela prescrita pela gramática normativa.  


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais