Buscar

Diferencie as interações Dipolo / induzido Entender a importância das interações nas relações inter moleculares e intermoleculares ?

💡 2 Respostas

User badge image

Keyti Pereira

Não entendi a pergunta
0
Dislike0
User badge image

Amanda Conceição

A Química é, sem dúvidas, uma das matérias mais importantes para o vestibular. Em algumas instituições e cursos, inclusive, o conteúdo programático de Ciências da Natureza tem um peso maior do que o de outros cadernos do Enem no cálculo final da média do candidato. Por isso, aprender assuntos como forças intermoleculares é essencial.

Esse é um tema muito recorrente e que dialoga diretamente com muitos outros assuntos do ensino médio, incluindo de outras frentes e disciplinas. Sendo assim, preparamos um artigo para ajudá-lo a compreender melhor esse assunto!

Nos próximos minutos, você entenderá o que são forças intermoleculares, quais são os seus principais tipos e as diferenças entre elas e outro tipo de interação, conhecida como forças intramoleculares. Então, chegou a hora de mandar o sono para longe e prestar bastante atenção. Boa leitura!

O que são forças intermoleculares?

O passo mais simples para lembrar o que são forças intermoleculares é analisar a origem dos termos envolvidos. Sim, é isso mesmo: o estudo da Língua Portuguesa é eficiente até mesmo em questões de Química. Quem diria!

Quando falamos sobre uma viagem internacional, por exemplo, conseguimos deduzir que se trata de algo que ocorre entre duas nações. Assim, você viaja de um país para outro e a relação entre os dois lugares passa, de certa forma, a ser você. Certo?

O mesmo vale para as moléculas. As forças (ou interações) intermoleculares são aquelas que ocorrem entre duas ou mais moléculas, gerando uma estrutura completamente nova. Na natureza, esse tipo de reação ocorre o tempo inteiro, muitas vezes atingindo algo conhecido como equilíbrio químico.

Qual a importância das forças intermoleculares?

As interações intermoleculares, apesar de fracas se comparadas às ligações químicas primárias (iônica, covalente e metálica), permitem a compreensão de fenômenos como a solubilidade de substâncias e sua temperatura de ebulição.

Para entender a solubilidade, por exemplo, é necessário compreender que, de modo geral, no estudo das substâncias, a polaridade é fundamental, onde, moléculas de mesmo tipo de polaridade dissolvem-se entre si (“semelhante dissolve semelhante”). Por exemplo, uma molécula polar (que apresenta regiões de polo negativo e positivo) dissolver-se-á em outra molécula polar, porém não em uma apolar (molécula com distribuição homogênea de elétrons).

As interações intermoleculares ocorrem em função da presença ou não de polaridade nas moléculas. A seguir, está uma tabela que relaciona cada tipo de interação com as polaridades das moléculas que a realizam.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais