Buscar

Faculdade

Com a lei, o tributo passa a existir de forma abstrata, apresentando a condição para que ele possa ser cobrado, conhecido como "hipótese de incidência". A obrigação passa a valer quando ocorre efetivamente o fato gerador, ou seja, quando é concretizada a situação prevista na lei.


Por exemplo, a incidência do imposto de renda ocorre com a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda e de proventos de qualquer natureza. Sendo assim, a remuneração do trabalho é um fato gerador que pode concretizar a cobrança do imposto.


A partir da situação concretizada pelo fato gerador, o tributo é cobrado após o seu "lançamento". Isto ocorre quando a autoridade administrativa verifica a sua ocorrência e define o crédito que passa a existir sobre o sujeito passivo.


Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O lançamento ocorre quando a autoridade fiscal entende que o sujeito passivo cometeu o fato gerador, e a partir deste ponto já é devido o imposto ao fisco.

PORQUE

II. A partir do momento do lançamento, já habilita a inscrição do nome do devedor na dívida ativa da entidade fiscal que o cobra.

  1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
  2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  3.  A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  5. As asserções I e II são proposições falsas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais