Buscar

A relação da microbiota intestinal e diabetes melitos tipo2 ?

💡 3 Respostas

User badge image

priscilasmarques


Uma alimentação rica em açúcares e gordura interfere de forma negativa no equilíbrio das bactérias intestinais, na permeabilidade intestinal e nos fatores relacionados ao desenvolvimento de obesidade e diabetes. Por outro lado, uma alimentação rica em fibras e probióticos pode influenciar de forma positiva todos esses fatores, por meio do aumento do número de bactérias benéficas no TGI e consequente diminuição dos fatores de risco responsáveis pelo surgimento de obesidade, DM2 e, consequentemente, demais DCNT. Sendo assim, estudos apontam que estas bactérias exerçam influência na forma como nosso organismo utiliza a energia (calorias) proveniente dos alimentos, além de apresentarem função antibacteriana (proteção contra bactérias patogênicas) e atuarem no sistema imune. Dessa forma, a flora intestinal pode ser um fator envolvido no controle do peso corporal por meio da influência no metabolismo energético.
1
Dislike0
User badge image

Lucas Gusmão Santos

Indivíduos com DM1 e DM2 apresentam disbiose intestinal, com alteração na diversidade microbiológica quando comparados a indivíduos não diabéticos. Essa disbiose parece estar envolvida na etiopatogênia de diversas formas, que incluem alterações no metabolismo energético, produção de endotoxinas inflamatórias, aumento de permeabilidade intestinal, e produção de células imunológicas relacionadas à autoimunidade.


Estudos promissores associam o uso de probióticos ao tratamento de diabetes. Kobyliak e colaboradores (2018), em estudo aleatório, avaliaram os efeitos de probiótico contendo 14 gêneros de bactérias (Bifidobacterium, Lactobacillus, Lactococcus, Propionibacterium) sobre a resistência insulínica de 53 indivíduos com DM2. Os autores observaram que o grupo com probiótico apresentou redução significativa de HOMA-IR (de 6,85 ± 0,76 para 5,13 ± 0,49; p= 0,047) quando comparado ao grupo placebo.

1
Dislike0
User badge image

Vanessa Barros

Segundo o estudo, a Akkermansia muciniphila, bactéria presente na microbiota intestinal, pode auxiliar na transformação da glicose em energia para o corpo, diminuindo a concentração de açúcar no sangue.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais