Buscar

Qual a metodologia jurídica proposta por Theodor Viehweg?

Respostas

User badge image

Bruna Gonçalves Xavier

Em sua obra Tópica e Jurisprudência, Viehweg resgata a antiga tópica aristotélica para solucionar as questões jurídicas.

Conforme ATIENZA, há três dados que vale a pena levar em conta para avaliar corretamente a obra de Viehweg:

(1) a ressurreição da tópica surge como um fenômeno que ocorre na Europa do pós-guerra em diversas disciplinas, e não apenas, nem em primeiro lugar, no Direito;

(2) a contraposição entre lógica e tópica é uma das idéias centrais da obra de Viehweg e também um dos aspectos mais discutidos com relação à tópica jurídica;

(3) as idéias de Viehweg têm uma intima ligação com as defendidas por Edward H. Levi, que afirma que o processo de raciocínio jurídico se dá caso a caso, do particular para o particular 

 

Desta forma, acentua que o Direito sempre foi destinado a solucionar questões práticas, problemas concretos. Todavia, a contar da Modernidade, passou a ganhar relevo a dimensão sistêmica do fenômeno jurídico, encarando o problema, a partir de então, como uma questão meramente secundária.

Assim, sua proposta metodológica consiste justamente em reavivar o raciocínio jurídico voltado para o problema e não para a norma, como ocorria, por exemplo, no antigo direito romano. Viehweg redescobre, pois, a tópica.

 

http://jus.com.br/artigos/13855/theodor-viehweg-e-a-redescoberta-da-topica

1
Dislike0
User badge image

Pala Silva

A metodologia é a tópica. Que se liga à retórica e argumentação jurídica. A tópica parte de problemas para a construção da argumentação jurídica, também considerando os topoi, ou seja, os consensos criados.

0
Dislike0
User badge image

Pala Silva

Complementando...

A tópica utiliza o método indutivo (IMPORTANTE!)

Após a II Guerra, o Viehweg pensou numa maneira de tentar ver o direito de forma mais aberta - menos fechada. Nós podemos entender que a tópica do Wiehweg utiliza um método indutivo, que vai do particular para o geral, em contraposição ao método dedutivo tradicional de aplicação das regras, o silogismo, que vai do geral para o particular (https://goo.gl/o3pLx2).


Para a tópica de Viehweg, o direito não seria uma questão de aplicar leis ao caso concreto, mas de problematizar a partir do caso concreto para alcançar uma solução.


Cada caso concreto seria um problema a ser resolvido, e a solução do problema passa pela apresentação de uma série de pontos de vista, cada um apresentando uma verdade preestabelecida e um tipo de solução. Esses diversos pontos de vista seriam os "tópoi" (plural da palavra greta "tópos"), de onde vem a expressão "tópica."


Cada "tópos" seria um lugar a partir do qual se argumenta. A solução do caso concreto surgiria a partir da consideração desses "tópoi" em conjunto, utilizando-se da dialética. Ou seja, para simplificar, os diferentes "tópoi" precisariam conversar entre si.


Isso coloca em evidência o caráter argumentativo do direito, o caráter discursivo do direito. Mas não se trata de qualquer argumento nem de qualquer discurso - não se trata de empilhar argumentos sem sentido para tentar obter alguma vantagem. O direito é construído a partir de um discurso e de uma argumentação racional (https://goo.gl/b5797K).


Na verdade, o Viehweg trouxe de volta ideias do Aristóteles, que estudou a "retórica" de forma racional. Aliás, "Tópica" é também o nome de uma obra de Aristóteles.


Veja: https://www.youtube.com/watch?v=nuQV-HLGKRo

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando