Buscar

Atividade de Eletroforese, alguém consegue me ajudar?

Áreas como a da ciência forense, de testes diagnósticos e de pesquisa biomédica básica empregam, para fins variados, métodos de separação de macromoléculas como DNA, RNA e proteínas de acordo com as suas propriedades. Essa separação pode ser uma etapa necessária para uma série de outras técnicas de biologia molecular. A eletroforese é um dos métodos de separação de macromoléculas mais utilizados: ela tira proveito da carga líquida presente em moléculas biológicas para que, quando aplicado um campo elétrico, essas moléculas migrem com velocidade proporcional a determinadas características químicas e moleculares.

No laboratório em que trabalha, você precisa analisar fragmentos de DNA de amostras de pacientes para genotipagem. As variantes do gene de interesse apresentam inserções de diferentes extensões de pares de bases (pb) na região codificadora. Para analisá-las, o DNA foi clivado em regiões específicas de forma que:

- A variante 1 dá origem a um fragmento de 102 pb.

- A variante 2 dá origem a um fragmento de 110 pb.

- A variante 3 dá origem a um fragmento de 128 pb.

- A variante 4 dá origem a um fragmento de 145 pb.

Sendo assim, você precisa separar por eletroforese os fragmentos das amostras dos pacientes na faixa de 100 a 150 pb com resolução suficiente para identificar as quatro bandas distintas relativas às quatro variantes do gene.

Para isso, você testa as diferentes matrizes de migração disponíveis, os géis de agarose e de poliacrilamida, em uma eletroforese de fragmentos de DNA padrão, com comprimentos definidos de 50 a 500 pb.

Após 1 hora de eletroforese em uma diferença de potencial fixa, você tem o seguinte resultado de bandas nos géis testados:

Resultado da eletroforese de fragmentos de DNA com tamanho molecular padrão sob diferentes condições de gel: agarose 1%, agarose 2%, agarose 3% e poliacrilamida 10%.

Em todos os casos, a eletroforese foi realizada durante 1 hora, com o mesmo padrão de DNA (o número de pares de bases das bandas-referência está indicado à direita dos géis). O sentido da migração é de cima para baixo, como indicado.

Com base nisso, quais estratégias você poderia adotar para analisar os fragmentos na faixa de 100 a 150 pb? Explique os seguintes questionamentos:

a) Qual opção de gel oferece a melhor resolução nessas condições? Agarose 1%, 2%, 3% ou poliacrilamida 10%?

b) Quais alterações você poderia fazer no tempo de eletroforese para tentar utilizar as demais opções de gel?



💡 3 Respostas

User badge image

Pedro Henrique

Poxa, desculpa
1
Dislike0
User badge image

cleide serafim

a) A melhor opção de gel nas condições descritas é a agarose 3%. Os fragmentos de 100 a 150 pb encontram-se no gel com a maior resolução possível (a distância entre as bandas nessa faixa é a maior). Nas demais concentrações de agarose, as bandas nessa faixa de tamanho avançam muito rápido e são perdidas do gel. Com a poliacrilamida 10%, os fragmentos de 10 a 150 pb estão contidos no gel, mas com menor resolução do que na agarose 3%.

b) O tempo de eletroforese poderia ser aumentado para melhorar a resolução no gel de poliacrilamida: um tempo maior de migração permitiria a melhor separação das bandas. A redução no tempo de migração nos géis de agarose 1 e 2%, por sua vez, impediria que as bandas no tamanho desejado fossem perdidas. Assim, essa possibilidade também poderia ser testada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais