Buscar

ATIVIDADE 1 EJA

]Os problemas da Educação de Jovens e Adultos (infantilização, o mundo do trabalho e o trabalhador estudante), evidenciam que as esperanças dos professores em relação à aprendizagem dos estudantes jovens e adultos, bem como a compreensão do processo de aprendizagem e avaliação “são fatores que se encontram, em muitos casos, distanciados de uma concepção que objetiva que estes sujeitos sejam participativos no processo de aprender” (REUS, 2017, p. 121). Assim, educadores de jovens e adultos carecem de um olhar individualizado, por atuarem com um público que demanda uma postura intensa e sensível, de escuta apurada e olhar perspicaz.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados, reflita sobre as memórias da sua escolarização, e até mesmo sobre as histórias que já ouviu sobre a escolaridade de seus pais, bisavós ou avós, aquelas histórias que os mais velhos sempre contam e recontam sobre suas infâncias e as suas escolaridades. Com base nas suas histórias de vida, lembranças familiares ou pessoais, disserte sobre os problemas da Educação de Jovens e Adultos.


💡 1 Resposta

User badge image

Eliane Pereira

Um dos maiores problemas na educação de jovens e adultos é o fato deles trabalharem muito durante o dia, todos os dias tendo que acordar de madrugada enfrentar ônibus cheio para chegar no serviço e depois de um dia cansativo no serviço ter que estudar a noite. Esses jovens e adultos encontram muitos empecilhos pelo caminho como o preconceito de não terem concluído os estudos no tempo “certo”.

Minha mãe sofreu com esse preconceito, pois quando mais nova o pai não permitia que ela estudasse, pois acreditava que as mulheres só precisavam cuidar do marido, filhos e casa, então pra que estudar. Depois que casou ainda nova 17 anos e gravida o marido também muito ciumento não deixou que ela fosse estudar.

Depois de viúva aos 45 anos resolveu ir para escola, para realizar um sonho de ler e escrever. Teve muita dificuldade primeiramente em conseguir um colégio próximo a sua residência que tivesse o ensino para adultos. Acabou conseguindo na igreja que ela frequentava. Durante 1 ano se dedicou e conseguiu com muito dificuldade escrever seu nome pela primeira vez. Mesmo com dificuldade de ter que estudar durante a noite, e muitas vezes com vergonha de ir para a escola e ter que admitir que era analfabeta naquela idade. Ficou por mais 2 anos estudando na igreja onde gostava muito, pois só tinham pessoas que não tinham conseguido estudar quando jovens. Foi quando foram considerados alfabetizados e tiveram que seguir para um colégio, onde foi colocada junto com os jovens do ensino regular. Depois disso infelizmente ela desistiu pois os jovens tiram saro dela, pois ela não conseguia acompanhar a matéria, que mesmo que ela já tivesse sido considerada alfabetizada ela não tinha e não tem a destreza de copiar as lições com rapidez e infelizmente o profissional que acompanhava essa turma não estava preparado para lidar com essa situação. Então dos senhores e senhoras acima de 40 anos acabaram por abandonar os estudos. Como foi o caso da minha mãe que não quis mais voltar pois tinha vergonha.

Graças a Deus, meu pai não seguiu o exemplo do meu avô, e me deu todas a oportunidades de estudar. Hoje agradeço aos meus pais por me darem a chance de estudar e se hoje ser formada com pós graduação e seguir para minha segunda graduação, infelizmente minha mãe e muitas outras pessoas não tiveram essa chance.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais