Buscar

A consciência mítica é algo do passado, dos povos gregos, mas que também fez parte da consciência dos indígenas brasileiros??

💡 2 Respostas

User badge image

Emilly Gomes

"Os antigos gregos viviam em uma civilização politeísta, ou seja, tinham a crença em vários deuses. Na Grécia Antiga, o deus que mais se destacava era Zeus. Considerado o mais importante dentre os deuses, ele representava a justiça, a razão e a autoridade. Além dos gregos serem politeístas, seus deuses eram antropomórficos, isto é, assumiam a forma humana e agiam à semelhança dos homens, lutavam entre si, e, como os humanos, sentiam ódio, amor, se casavam e tinham filhos."


0
Dislike0
User badge image

Wanderley Costa de Oliveira

Faz mas não com os mesmos personagens gregos (Zeus, Gaia, Afrodite, Eros, Ouranos....). Conceitualmente, a consciência mítica é universal, ou seja, opera da mesma forma em todos os lugares e em todos os povos que recorrem às narrativas mitológicas. Porém, a diferença entre os gregos e os indígenas brasileiros está na ausência de um Kanon (um livro ou a escrita) por parte dos indígenas brasileiros (a tradição é passada pela oralidade, não pela escrita) enquanto que entre os gregos, Homero e Hesíodo declamavam suas poesias "Teogonia", "O trabalho e os dias" e a "Cosmogonia" a partir de textos que foram decorados a partir destes mesmos que foram escritos e que hoje os conhecemos.


Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais