Buscar

o q é menoridade pena ?

💡 3 Respostas

User badge image

Isaque Caires

São aqueles considerados inimputáveis (não se aplica pena). Art. 228 CF88  São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial. Essas pessoas independente de inteligência ou desenvolvimento mental são consideradas inimputáveis. Essas pessoas não cometem crimes. Embora "matem uma pessoa" (crime de homicídio previsto no art. 121 CP para os maiores de 18 anos), elas cometerão "ato infracionário análogo ao crime de homicídio" e serão submetidas "não" a penas relativas ao crime, mas sim a medidas socioeducativas previstas no ECA - Estatuto da Criança e Adolescente. (elas não ficam impunes como muitos dizem). Existe proposta de emenda constitucional sendo votada sobre esse tema para que ocorra a sua redução (salvo engano foi aprovada).

 

Referências do Prof Cleber Masson - Direito Penal Esquematizado - Parte Geral.

0
Dislike0
User badge image

Paulo Henrique Alves

Menoridade penal é a idade mínima para o sujeito começar a responder os atos por si só, atualmente no Brasil é 18 anos, mas estão tentando reduzir para 16.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O termo "maioridade penal" diz respeito a idade mínima que alguém deve ter para responder por violações da lei penal na condição de adulto, ou seja, sem quaisquer garantias diferenciadas ou reservadas para menores de idade.

A contrario sensu, "menoridade penal" diz respeito àquelas idades nas quais há garantias diferenciadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais