Buscar

QUESTÃOutra ocorrência cotidiana, ligada à alavanca de Pascal, é quando se troca um pneu de um carro.

QUESTÃO 6: É muito comum, quando se leva um carro na oficina mecânica, que o carro seja elevado a uma certa altura para que o mecânico possa examiná-lo por baixo. Em lava a jatos, também, esse procedimento é feito para que seja possível lavar os veículos por baixo. Em ambas as situações, o mecanismo utilizado para se elevar o veículo se dá por meio do que, na física, se chama de alavanca de Pascal. Por meio desse sistema, é possível elevar uma grande massa (de um carro, por exemplo), fazendo uma pequena força.

A figura a seguir ilustra essa situação.

Essa figura é um exemplo da alavanca de Pascal, onde se tem F1, A1 e P1(pressão) no êmbolo 1 e F2, A2 e P2 (pressão) no êmbolo 2.

Outra ocorrência cotidiana, ligada à alavanca de Pascal, é quando se troca um pneu de um carro. É possível elevar o carro, fazendo uma força pequena no macaco hidráulico.

Diante disso, analise a situação apresentada a seguir, semelhante à da figura anterior.

Nos dois êmbolos, as seções transversais são circulares. Sabe-se que o raio da seção maior é o dobro do raio da seção menor. Dessa forma, pode-se afirmar que a relação entre as duas pressões exercidas nos êmbolos (P1 e P2 ) será igual a:

A) P2 = 2.P1

B) P2 = 4.P1

C) P2 = P1/2

D) P2 = P1/4

E) P2 = P1 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais