Buscar

Quais são os principais conceitos da microeconomia ?

Elaborar um glosário que contenha 10 conceitos e/ou definições fundamentais da microeconomia.

💡 5 Respostas

User badge image

Luciano Rogerio Bueno Junior

O conceito ou a definição de micro economia está em qualquer dicionário.Para entendermos o que é ,basta nos concentrarmos no próprio nome (micro=pequena )Então a micro economia estuda a economia e suas variáveis num sentido restrito.A economia das famílias,dos grupos de famílias e de empresas.Ao contrário da macro(grande)economia que estuda os agregados de uma nação ou de várias nações (o PIB,o PNB, a RN entre outros).Deus te abençoe e bons estudos.

3
Dislike0
User badge image

Luciano Rogerio Bueno Junior

Primeiramente, o que é Economia?

Economia origina-se das palavras gregas oikos e nomos que significam administração da casa, estado.

Economia é a ciência social aplicada que estuda como o indivíduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas. 

A economia moderna pode- ser dividida em: Economia Descritiva, Teoria Econômica e Economia Aplicada.

A Teoria Econômica por sua vez se dividi em: Microeconomia e Macroeconomia.

Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores ( demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.

Macroeconomia, estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores. 

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/49223/conceitos-basicos-de-micro#ixzz3kewi58mp

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Custo de oportunidade: O custo de oportunidade é qualquer coisa de que se tenha de abrir mão para obter algum item. Por exemplo, ao se realizar um investimento, é necessário dispor-se de capital. O custo de oportunidade é o valor a que se renuncia para optar por uma alternativa, ambas com o mesmo nível de risco.


Externalidade: Refere-se ao impacto das ações de uma pessoa sobre o bem-estar de outras que não tomaram parte da ação. Quando o impacto sobre o terceiro é benéfico, tem-se uma externalidade positiva; se é adverso, tem-se uma externalidade negativa.


Falha de mercado: Uma situação na qual um mercado falha em alocar em alocar recursos da economia com eficiência.


Bens públicos: Todos os bens que não são nem excludentes e nem rivais. Nenhuma pessoa é proibida um bem público e ao fazê-lo, isto não reduz a sua disponibilidade, podendo ser utilizado por outras pessoas sem nenhum prejuízo.


Elasticidade: Uma medida da resposta da quantidade ofertada ou demandada às variações nos seus determinantes, tais como renda e preço. Por exemplo, a elasticidade-preço da demanda mede o quanto a quantidade demandada de um bem reage a mudanças no preço do mesmo bem, calculada como variação da quantidade demandada dividida pela variação no preço.


Receita marginal: É a variação na receita total, em decorrência da venda de uma unidade adicional.


Monopólio: É a situação em que uma única empresa é a vendedora de um produto e não possui concorrentes próximos.


Monopólio natural: Uma situação de monopólio em que uma só empresa oferta um bem ou produto, por um preço menor do que aquele que haveria se existissem mais empresas concorrendo no mercado.


Teoria dos Jogos: É o estudo de como as pessoas se comportam em situações estratégicas, nas quais a pessoa, ao tomar uma decisão, precisa levar em consideração como as outras pessoas irão reagir a ela.


Equidade: A ideia de distribuir a prosperidade econômica de forma justa para todos os membros da sociedade. A equidade horizontal é a ideia de que contribuintes com capacidades de pagamento de impostos similares devem pagar a mesma quantia. Já pela equidade vertical, contribuintes com maior capacidade de pagamento devem pagar as maiores quantias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais