Buscar

FUNDAMENTOS DA MICROECONOMIA

O ano de 2017 foi muito especial para o comércio exterior mundial, o ano marcou uma pontual, porém vigorosa, retomada das trocas comerciais entre nações e um dos países fortemente influenciados pela retomada do comércio internacional foi o Brasil.


Muitos são os motivos para os bons resultados do comércio exterior brasileiro, o primeiro deles é um aumento das negociações junto à China. A segunda maior economia global – em termos de dólares correntes – tem reforçado os números brasileiros de exportação. Entre janeiro e maio de 2017, as exportações brasileiras para o continente asiático aumentaram 28,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as exportações para a China, nosso maior parceiro comercial, cresceram 36,9% no mesmo período.


 


Para você aprofundar sua prática diária de análise de dados, vamos propor a criação de um gráfico, de acordo com as orientações a seguir.


 


Você deverá entregar esta atividade em arquivo de texto ou de dados (Word ou Excel, por exemplo). Se desejar, os gráficos podem ser feitos no Excel ou software equivalente e transferidos como figura para um arquivo de texto.


 


Com base no conteúdo do livro-texto, responda à questão a seguir para elaborar o gráfico.


 


De forma hipotética, conforme a tabela logo a seguir, considere que o aumento da demanda externa por etanol, por exemplo, diminuirá a quantidade desse bem ofertada em território nacional. Demonstre, graficamente, o que acontece com a quantidade vendida domesticamente e explique o que acontece com o preço e o excedente do consumidor, no caso de diminuição da disponibilidade desse bem no território nacional. Lembre-se: a quantidade ofertada domesticamente é a produção menos a quantidade vendida no exterior.


 


Tabela 1 – Etanol (litro)


Mês Produção Exportação


Janeiro 100,00 30,00


Fevereiro 103,00 34,50


Março 106,09 39,68


Abril 109,27 45,63


Maio 112,55 52,47


Junho 115,93 60,34


Julho 119,41 69,39


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais