Buscar

Av2 - Letramentos e Alfabetização

2)

Nas habilidades apresentadas na BNCC (2018), referentes ao ensino de língua portuguesa para o terceiro ano do ensino fundamental, tem-se que o estudante deve ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Deve-se também planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

 

Fonte: Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.

A partir da leitura dessa habilidades, podemos perceber que

Alternativas:

  • a)
  • o aluno já deve apresentar autonomia em relação as atividades, não necessitando tanto da ajuda do professor. Porém, este ainda tem a responsabilidade de trabalhar com o letramento com os alunos.
  • Alternativa assinalada
  • b)
  • o aluno ainda necessita da ajuda do professor para realizar as tarefas, não sendo necessário que ele realize as atividades com autonomia nessa etapa.
  • c)
  • o aluno deve realizar as atividades com autonomia, sendo que o professor não deve mais ser um agente de letramento, pois o aluno já superou essa etapa.
  • d)
  • o aluno deve realizar as atividades sempre com ajuda do professor, porém as atividades de letramento não são mais necessárias
  • e)
  • o aluno deve sempre realizar as atividades com ajuda do professor, mesmo aquelas relacionadas com o letramento.



Quem quiser grupo de ajuda pedagogia U n o p a r ou A n h a n g u e r a 

falar com 11- 9 8 6 6 2 1 8 9 6 de 1, 2, 3 e 4 semestres!

💡 1 Resposta

User badge image

juliete

a)

o aluno já deve apresentar autonomia em relação as atividades, não necessitando tanto da ajuda do professor. Porém, este ainda tem a responsabilidade de trabalhar com o letramento com os alunos.



Quem quiser grupo de ajuda pedagogia U n o p a r ou A n h a n g u e r a 

falar com 11- 9 8 6 6 2 1 8 9 6 de 1, 2, 3 e 4 semestres!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais