Buscar

Imunologia

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contem informação incorreta, justificando a sua resposta.

A. Os macrófagos são células fagocíticas atuantes no início do processo defensivo da imunidade. Sua ativação clássica garante essa função, no entanto, podem sofrer ativação alternativa onde atuarão como reparadores teciduais

B. Os mastócitos tem o citoplasma rico em grânulos de histamina. Sua ativação, através do anticorpo IgE provoca liberação desses grânulos, tendo papel importante na fisiopatologia das doenças alérgicas.

C. Os neutrófilos são a população de leucócitos mais abundante no sangue e fazem parte da classificação de granulócitos. Seus grânulos contem colagenases e elastases. Além disso, seu núcleo é multilobulado, o que faz essas células serem chamadas de polimorfonucleares.

D. Os basófilos são importantes células da imunidade inata do organismo, atuando estimulados por IgE. Através de seus vacúolos ricos em proteoglicanos, são capazes de migrar para órgãos linfoides e apresentar antígeno para a os linfócitos.

💡 6 Respostas

User badge image

Dr pharma

Pl
1
Dislike0
User badge image

Assessoria acadêmica

Alternativa D é incorreta. Os básofilos são granulocitos, um tipo de célula fagocítica. Não atuam como celulas apresentadoras de antigenos. Quando sofrem desgranulação, liberam histamina e leucotrienos gerando reação de hipersensibilidade imediata. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais