Buscar

Comentário sobre Jurisdição (Processo Civil)

Em seu livro, Luiz Guilherme Marinoni diz assim:

"... não há como relacionar o dever estatal de tutelar os direitos com a necessidade de se conferir a determinados conflitos julgadores dotados de conhecimentos técnicos particulares", referente ao erro que se pode cometer a igualar um mesmo patamar os objetivos da jurisdicção estatal e jurisdição arbitrária.

Pois bem... podemos afirmar que a tutela jurisdicional é produto da realização e efetivação daquela tutela de direitos, acima mencionado?

💡 1 Resposta

User badge image

Duda Rodrigues

A atividade jurisdicional do Estado surgiu para regular as relações entre os indivíduos que compõem a organização social, tutelando os direitos que, cada um destes, já não mais pode individualmente defender ou autotutelar. A jurisdição pode, assim, ser entendida em linhas gerais como função que o Estado exerce para compor processualmente conflitos litigiosos, na busca de dar ao detentor do direito objetivo aquilo que é seu, atribuída ao Poder Judiciário nos termos do artigo 5XXXV da Constituição Federal.

No Brasil, os preceitos normatizados na Constituição da República de 1988, pretenderam construir uma sociedade justa e solidária e, para isso, o processo se mostra essencial. Um processo simplificado, rápido e eficiente, garantidor dos bens da vida a todos, não apenas a uma parcela reduzida da população.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais