Buscar

Preciso de um resumo de jurisdição voluntária e jurisdição contenciosa ?

💡 3 Respostas

User badge image

Walleska Da Luz Freire

Boa tarde, 

De acordo com Daniel Neves, a mais tradicional das “divisões” da jurisdição é aquela estabelecida entre jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária, inclusive sendo a única expressamente consagrada no Código de Processo Civil. A jurisdição tradicional é a contenciosa, sendo excepcional a voluntária. 

Jurisdição contenciosa:  inicia- se mediante provocação, há existência de lide, a jurisdição atua resolvendo litígio, possui partes, possibilidade de contraditório e a decisão faz coisa julgada.

Jurisdição voluntária inicia- se mediante provocação, há acordo de vontades, a jurisdição integra o negócio jurídico para lhe dar validade, possui interessados e a decisão não faz coisa julgada.  

Você pode encontrar um aótima explicação a respeito do tema de jusridição no livro da Daniel Neves. Esse livro você encontra no site Lê Livros, podendo realizar a leitura em modo online. 

1
Dislike0
User badge image

Emanuel Franco

Ok muito obrigada !
0
Dislike0
User badge image

Camila Galindo

Assim diz o artigo 1º do Código de Processo Civil: “Art. 1o A jurisdição civil, contenciosa e voluntária, é exercida pelos juízes, em todo o território nacional, conforme as disposições que este Código estabelece”.

Esse artigo elege dois tipos de jurisdição, que é a contenciosa e a voluntária, em que a primeira é marcada pela presença de litígio e a outra não existe litígio a ser dirimido, existem, ainda, alguns outros que valem ser pontuados, possibilitando, assim, um melhor posicionamento da jurisdição contenciosa e da jurisdição voluntária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais