De acordo com Cagliari (2002), a análise fonológica deve seguir alguns passos.
Dessa forma, indique a ordem correta dos passos a serem seguidos:
I. Identificação do corpus, pois a análise fonológica baseia-se em dados fonéticos da língua. A transcrição fonética vai oferecer o conjunto de dados que a fonologia precisa para construir suas teorias. Para o autor, esse corpus pode conter inicialmente palavras (cerca de 50) e enunciados curtos; depois, a complexidade pode ser ampliada e outros tipos de ocorrência podem ser considerados.
II. Observação dos pares suspeitos e os pares mínimos. Os pares suspeitos são identificados em registros com sons semelhantes. Com relação aos pares mínimos, são empregados para distinguir os fonemas e os alofones. Ou seja, pares mínimos “[…] são duas sequências fônicas que se distinguem apenas por um fonema.
III. Definição do contexto de análise e desenvolvimento de raciocínio fonológico, por meio de hipóteses e análises das ocorrências. O objetivo é observar as variações, pois elas não são consideradas na análise fonêmica.
IV. Levantamento de todos os sons que aparecem no corpus construído. Esses sons devem ser dispostos em uma tabela fonética, a qual segue o Alfabeto Fonético Internacional (AFI), desenvolvido por foneticistas com o patrocínio da Associação Fonética Internacional.
V. Compreensão da elaboração do inventário de fonemas, para que seja possível desenvolver a análise fonológica da língua.
Poliana Ramos
há 3 anos
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ana Cristina RochaoçÇç
há 3 anos
I – IV – II – III – V.
idalinaudi
há 3 anos
A resposta correta é a letra A!