Buscar

O piruvato é substrato para a síntese da glicose, no entanto, a reação catalisada pela piruvato quinase, que converte fosfoenol

O piruvato é substrato para a síntese da glicose, no entanto, a reação catalisada pela piruvato quinase, que converte fosfoenolpiruvato em piruvato na via glicolítica não é reversível, e exige da via da gliconeogênese uma via de conversão alternativa que envolvem processos mitocondriais para finalmente resultar na produção de fosfoenolpiruvato citosólico. Trata-se do primeiro desvio metabólico que ocorre entre a glicólise e a gliconeogênese. Por que essa etapa metabólica não é reversível?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Lafaete

O piruvato é um derivado do ácido piruvato e desempenha um papel na glicólise, ou metabolismo do açúcar. Embora o corpo humano sintetize naturalmente esse composto a partir da glicose, ele também ocorre naturalmente no vinho tinto, na cerveja escura, nas maçãs vermelhas e em outros alimentos. O piruvato também está disponível como suplemento dietético. É conhecido por reduzir o colesterol, melhorar a resistência e o desempenho durante o exercício aeróbico e promover a perda de peso. Na verdade, é bem conhecido por fisiculturistas, atletas e outros envolvidos na indústria de nutrição esportiva.

0
Dislike0
User badge image

Michely Mendonça

A transformação de piruvato, que se encontra no citosol, em Acetil-CoA se dá na mitocôndria. O processo que transforma o piruvato em Acetil-CoA se chama Descarboxilação oxidativa, em que um grupo carboxila é retirado e liberado como CO2.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais