Buscar

O afastamento da tipicidade, quando verificada lesão penalmente irrelevante decorrente de conduta formalmente incriminada, dá-se por:

Respostas

User badge image

Diego Valadares

R.: O afastamento da tipicidade, quando a conduta é formalmente típica e a lesão é penalmente irrelevante, dá-se por atipicidade material em atenção ao princípio da insignificância.

Isso ocorre pois o FATO necessariamente deve ser típico formal (deve preencher o descritivo legal, em atenção ao princípio da consunção entre fato e norma), mas também deve o mesmo fato ser típico material (a lesão jurídica ao bem tutelado deve ser expressiva).

Assim, é importante sempre lembrar que a TIPICIDADE é formal e material.

Um exemplo seria o caso do sujeito quem ingressa em mercado de médio ou grande porte e pratica furto no valor de R$ 30,00 reais.

O fato praticado é formalmente típico (está descrito no Art. 155 do CP), mas a lesão ao bem jurídico (patrimônio) é ínfima, insignificante, logo, não se nota uma tipicidade material no caso.

No entanto, diferentemente TALVEZ seria o caso de o sujeito praticar o ROUBO, aqui, por mais que a lesão ao patrimônio seja ínfima, existe a violência ou grave ameaça, logo, torna inviável a aplicação do princípio da insignificância (STF).

0
Dislike0
User badge image

Ciel Shalkker

Princípio da insignificância
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando