Buscar

Uma língua apresenta, pelo menos, três tipos de diferenças internas:

1. Diferenças de espaço geográfico ou variação regional (dialetos locais, formas de falar em cada região).

2. Diferenças entre as camadas socioculturais (nível culto, nível popular, etc.).

3. Diferenças entre os tipos de modalidade expressiva (língua falada, língua escrita, literária, linguagem formal, coloquial, linguagens especiais, linguagem dos homens, das mulheres, etc.).

Evidentemente você já deve ter tido contato com algum falante do dialeto do Português diferente daquele do qual você faz uso, ou pelo menos já deve ter assistido a vídeos na Internet ou até mesmo a programas de televisão (novelas, telejornais, entre outros), por meio dos quais teve acesso ao modo de falar de outras localidades em que são apresentados outros exemplos de dialetos brasileiros.

Muitos são os processos fonológicos capazes de ocorrer no Português brasileiro. Determinados processos são restritos a alguns dialetos, como, por exemplo, a palatalização, enquanto que outros ocorrem independentemente do dialeto do falante, como o fenômeno do apagamento, por exemplo.

A partir dos conhecimentos construídos nesta Unidade de Aprendizagem, você deverá escolher um dialeto do Português que não o seu, elencar 4 palavras e transcrevê-las foneticamente em contraste com a realização produzida no seu dialeto. As palavras devem apresentar, pelo menos, uma variação fonológica.

Neste caso, explicite o alofone na sua transcrição. Você pode recorrer a materiais como vídeos, áudios ou até mesmo um artigo que trate sobre o dialeto que você escolheu para transcrever.


💡 2 Respostas

User badge image

ThamyBio

Você pode estar usando o os sotaques Cariocas vs Giria carioca.

O sotaque dos paulistas metropolitanos vs do interior.

O sacolé virou febre, mas também é conhecido como gelinho ou geladinho. Esse é fácil achar material uma busca rápida no Google.

Espero ter ajudado!

Abraços!

0
Dislike0
User badge image

Mici

Alagoas: pɛhtʊ paʃtɐ sɔhtɪ tiɐ

São Paulo: pɛɾtʊ pastɐ sɔɾtʃɪ tʃiɐ

Pernambuco: pɛhtʊ paʃtɐ sɔhtɪ tiɐ

Observação: No dialeto pernambucano e carioca, o s ortográfico é sempre palatalizado em posição final de sílaba, independentemente dos segmentos adjacentes (apresentam [ʃ, ʒ] em posição final de sílaba).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais